Pular para o conteúdo principal

A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO (3ª Pregação do Seminário de Vida no Espírito Santo)

O tema citado nos traz a boa notícia: pelo sacrifício de Cristo fomos salvos! Cabe ao ser humano tomar posse desta grande graça alcançada pelo Senhor Jesus.

“Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus” (1ª Coríntios 6, 11)

Deus, em seu amor, promete a salvação (Gênesis 3, 14 – 15). O texto bíblico apresenta a derrota de Satanás e de sua empreitada de destruir o mundo. Sabendo que o homem não tem como salvar-se por si mesmo, o Senhor toma a iniciativa de prometer a salvação. 

A esperança da salvação é alimentada no decorrer da caminhada do povo hebreu, desde Abrãao até os profetas (Isaías 9,1 – 5; 62, 11) e cumprida na encarnação de Jesus (Gálatas 4, 4s).Quando optou pelo pecado, o homem tornou-se escravo. 

A iniciativa da Salvação foi tomada por Deus. E a forma escolhida por Deus para realizar a salvação foi a única forma que convém a quem ama: colocando-se no lugar do outro, sofrendo o que o outro sofreria. Foi isto que Jesus fez. Em obediência ao Pai, Jesus colocou-se no lugar do homem para vencer o pecado, tomando sobre si nossas faltas e nossas dores (Isaías 53, 5s). 


Jesus foi no lugar de cada um pagar pelo pecado da raça humana que teve início em Adão e atinge a cada pessoa do mundo (1ª Pedro 1, 18).A linguagem que a Bíblia usa para mostrar o método usado por Jesus na salvação foi a humilhação e a obediência, por ser este o antídoto capaz de eliminar o orgulho e a desobediência que Satanás injetou em nossos primeiros pais. 

Quando o homem obedece à vontade de Deus expressa nas Escrituras e interpretada pelo Magistério da Igreja usufrui da salvação. Quando desobedece, afasta-se da graça que Jesus conquistou para ele (1ª João 1, 9).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor.  A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam.  Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do p…

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9o. Dia
Antífona - Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR
Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e única missão, preguemos o e…

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e Vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
V/. São Miguel Arcanjo, Quem como Deus? R/. Rogai por nós.
V/. São Gabriel Arcanjo, Força de Deus. R/. Rogai por nós.
V/. São Rafael Arcanjo, Medicina de Deus e protetor dos que viajam. R/. Rogai por nós.