Pular para o conteúdo principal

Conversão (5ª pregação do SVES)


“Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor – voltai para mim de todo o vosso coração... rasgai os vossos corações... voltai ao Senhor vosso Deus.”(Joel 2, 12 - 13)

Muitos de nós, mesmo dizendo acreditar em Deus, não aderimos à Sua vontade, continuando a viver nossa vida da maneira como nós achamos melhor, e não segundo os conceitos bíblicos que revelam os pensamentos de Deus. 

Quando deixamos a nossa maneira de pensar para aderir a “maneira de Deus pensar”, estamos ingressando num processo de conversão, isto é, numa mudança de vida.

Conversando com Nicodemos, Jesus Cristo o convidou a uma mudança de mentalidade (João 3, 1 - 8). A nova postura de vida, os Evangelhos nos apresentam nas bem-aventuranças (Mateus 5, 1 – 12). Esta nova mentalidade resulta em atitudes e comportamentos novos, e os que a aceitam são chamados de bem-aventurados, isto é, felizes. 

É o que acontece com vários personagens citados nos Evangelhos: Levi, o cobrador de impostos (Lucas 5, 27 – 32); a pecadora perdoada (Lucas 7, 36 – 50); e com Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos (Lucas 19, 1 – 11).O mesmo convite feito por Jesus é feito pelos apóstolos (Atos 3, 19 – 20), com o desejo de trazer as pessoas para o caminho da felicidade, que só se encontra no Senhor. 

Consciente desta realidade, o Apóstolo Paulo, sendo um grande modelo de conversão (Atos 9, 1 – 9; Filipenses 3, 4 – 9), torna-se instrumento de Deus para o chamado à conversão e à santificação dos povos (1ª Tessalonicenses 4, 3 – 7).O homem (e a mulher) que aceita trilhar os caminhos do Senhor procura em tudo agradá-lo e obedecer às ordens de Jesus, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, pois sabe que tudo o mais virá por acréscimo (Mateus 6, 33). 

O homem de Deus (e a mulher) de Deus abraça a santidade e rejeita o pecado, pois é o próprio Senhor que o chama a ser santo (1ª Pedro 1, 13 – 16) e que reserva para os seus fiéis a coroa da justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor.  A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam.  Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do p…

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9o. Dia
Antífona - Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR
Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e única missão, preguemos o e…

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e Vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
V/. São Miguel Arcanjo, Quem como Deus? R/. Rogai por nós.
V/. São Gabriel Arcanjo, Força de Deus. R/. Rogai por nós.
V/. São Rafael Arcanjo, Medicina de Deus e protetor dos que viajam. R/. Rogai por nós.