Pular para o conteúdo principal

12 de outubro: Brasileiros vão às ruas homenagear Nossa Senhora




Ela é profundamente amada pelos brasileiros. Simples, delicada, negra, está presente nas casas de todas as famílias católicas. Ela é a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


Sua festa, comemorada em 12 de outubro, é feriado nacional. Nesse dia, por todo o país, os fiéis vão às ruas de suas cidades em procissão prestar sua homenagem. Para a pequena cidade onde fica seu grande santuário e que leva seu nome, Aparecida, acorrem dezenas de milhares de peregrinos de todas as idades e classes sociais, vindos de todo o país.
História
A história de Nossa Senhora Aparecida começou no século XVIII, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Em 1717, tomava posse o novo governador da província de São Paulo e Minas do Ouro, Pedro de Almeida e Portugal, mais conhecido como Conde de Assumar. Chegando ao Brasil, resolveu dirigir-se para a região das minas, e, no caminho, hospedou-se na vila de Guaratinguetá.  Junto com o novo governador, viajava uma vasta comitiva. Para alimentar todo o grupo, foi ordenado aos habitantes que fossem pescar no rio Paraíba do Sul, que corta a região. Por muito tempo os pescadores trabalharam, não conseguiram nenhum peixe.
Aconteceu, porém, que um homem chamado João Alves retirou das águas, com sua rede, a corpo de uma imagem. Lançando novamente as redes, retirou em seguida a cabeça. Era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.  Logo em seguida os peixes apareceram e houve pescaria abundante. O povo considerou o fato um milagre.
CapelaDasVelas
Outro pescador amigo de João Alves, Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa e começou a organizar a reza constante do terço. Novos milagres foram se sucedendo e foi aumentando a devoção popular.

A Imagem
A imagem original é muito singela, feita de terracota, um tipo de barro comum da região, e medindo 40 centímetros. Exposta ao longo de anos e anos à fuligem das velas e candeeiros, adquiriu uma cor escura que passou a ser a sua cor tradicional, como a pele da maioria dos brasileiros. Em 1904, foi corada com uma coroa que havia sido ofertada pela princesa Isabel, e passou também a usar um manto azul.
Desde que “apareceu” aos brasileiros – daí o nome Nossa Senhora Aparecida – tem sido preservada na mesma região onde foi achada. Em 1745 foi inaugurada a primeira capela. Em 1834 começou a construção de um santuário maior, a Basílica Velha. Em 1955 começou a ser erguida a nova basílica. Ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, e ainda hoje está sendo construída. Ao longo do tempo, surgiu um povoado ao redor dessas igrejas – hoje a cidade de Aparecida.
Todos os anos, a cidade recebe cerca de sete milhões de romeiros. São pessoas que peregrinam até Aparecida para pedir graças ou para agradecer.  Não são poucos os brasileiros que têm para contar histórias pessoais de intercessão feita por Maria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor.  A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam.  Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do p…

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9o. Dia
Antífona - Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR
Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e única missão, preguemos o e…

Brasil: "Há mil formas de evangelizar os jovens"

Estamos perdendo nossos jovens fiéis hoje em dia nas escolas, universidades e no âmbito profissional, enquanto as seitas estão cheias de adolescentes, afirma Dom Carlos Verzeletti, bispo da diocese de Castanhal (Estado do Pará, nordeste do Brasil).
Em recente visita à entidade assistencial Ajuda à Igreja que Sofre, na Alemanha, o bispo disse que «no entanto, os bispos brasileiros estão agora convencidos de que há mil formas de evangelizar os jovens». Neste sentido, enfatizou na importância dos novos movimentos eclesiais.
De fato, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) dedicou sua Assembléia Geral passada, que se realizou em maio, a discutir o tema da evangelização da juventude.


Os bispos formataram um subsídio, um estudo, que agora circula pelas paróquias, pelos grupos e comunidades. Após o texto fermentar com novas idéias, retornará às instâncias episcopais responsáveis em âmbito nacional.
Só então um documento oficial sobre a evangelização da juventude deve ser publicado pel…