Pular para o conteúdo principal

Recordar centralidade da fé na missão



CIDADE DO VATICANO, domingo, 16 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos as palavras que Bento XVI pronunciou hoje antes da oração do Ângelus, logo depois da Missa conclusiva do primeiro encontro internacional de novos evangelizadores na Basílica Vaticana.

***

Queridos irmãos e irmãs!
Ontem e hoje, aconteceu no Vaticano um importante encontro sobre o tema da nova evangelização, encontro que concluiu nesta manhã com a Celebração Eucarística por mim presidida na Basílica de São Pedro. A iniciativa, organizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, tinha o objetivo principal de aprofundar nos âmbitos de um renovado anúncio do Evangelho nos países de antiga tradição cristã, e ao mesmo tempo propôs alguns testemunhos e experiências significativas. A este convite responderam numerosas pessoas, de todos os lugares do mundo, comprometidas nesta missão, que já o Beato João Paulo II havia claramente indicado à Igreja como um urgente e apaixonante desafio. Ele, seguindo os passos do Concílio Vaticano II e daquele que pôs sua atuação em marcha – o Papa Paulo VI – foi, de fato, tanto um incansável defensor da missão ad gentes, ou seja, aos povos e aos territórios onde o Evangelho ainda não enraizou, como um arauto da nova evangelização. Estes são aspectos da única missão da Igreja e é, portanto, significativo considerá-los juntos neste mês de outubro, caracterizado pela comemoração do Dia Missionário Mundial, precisamente no próximo domingo.
Como fiz, há pouco, durante a homilia da Missa, com prazer aproveito esta ocasião para anunciar que decidi convocar um especial “Ano da Fé”, que começará em 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II – e terminará em 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do universo. As motivações, as finalidades e as linhas diretivas deste Ano foram expostas em uma carta apostólica que será publicada nos próximos dias. O Servo de Deus Paulo VI convocou um análogo “Ano da Fé” em 1967, por ocasião do 19º centenário do martírio os apóstolos Pedro e Paulo, durante um período de grandes mudanças culturais. Considero que, transcorrido meio século da abertura do concílio, ligada à feliz memória do Beato João XXIII, seja oportuno recordar a beleza e a centralidade da fé, a exigência de reforçá-la e aprofundar nela no âmbito pessoal e comunitário, e fazê-lo em perspectiva não tanto celebrativa, mas sim missionária, na perspectiva, justamente, da missão ad gentes e da nova evangelização.
Queridos amigos, na Liturgia deste domingo, lê-se o que São Paulo escreveu aos Tessalonicenses: “Nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância”. Que esta palavra do Apóstolo dos povos seja auspício e programa para os missionários de hoje – sacerdotes, religiosos e leigos – comprometidos em anunciar Cristo a quem não o conhece ou a quem o reduziu a simples personagem histórico. Que Nossa Senhora ajude cada cristão a ser uma testemunha válida do Evangelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor.  A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam.  Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do p…

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9o. Dia
Antífona - Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR
Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e única missão, preguemos o e…

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e Vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
V/. São Miguel Arcanjo, Quem como Deus? R/. Rogai por nós.
V/. São Gabriel Arcanjo, Força de Deus. R/. Rogai por nós.
V/. São Rafael Arcanjo, Medicina de Deus e protetor dos que viajam. R/. Rogai por nós.