Pular para o conteúdo principal

O Amor promete infinito, Eternidade

"O amor promete infinito, eternidade - uma realidade maior e totalmente diferente do dia-a-dia de nossa existência." 
Pp. Bento XVI, Deus Caritas Est, 2


A vida humana é repleta de conflitos, e estes conflitos constituídos de decepções: mas seria possível não se decepcionar? Nesta vida creio que não. o apóstolo Paulo nos diz que a "esperança não decepciona" (Rm 5,5), o que significa, portanto, que a realização, ao menos a plena, não se dá aqui. E assim, a decepção pode se tornar uma forte cooperadora da busca de sentimentos mais sublimes, mesmo que ela por si mesma seja dolorosa. 

E assim descobrimos pela decepção que na verdade há amor e "amores", e ainda, que é impossível viver sem amor, e também que esta busca nós a temos existencialmente, contudo, constantemente nos deparamos com "amores". O propósito de colocar o substantivo como adjetivo aqui, é mostrar que não é o amor, mas é algum tipo de amor, aquilo que porventura entra no coração para amenizar a ausência da falta do autêntico e único amor. Os "amores" podem servir para chegar ao amor, mas nunca será como o amor.

Nós necessitamos do amor, de amar e sermos amados. Que busca ávida é esta? Mas se não acontecer, quem viverá? Sim de fato, o homem vive para amar, esse é seu penhor da vida. Todos que caminham errantes estão desejando vida, de fato viver é amar. O prazer, como expressão do amor buscado nesta vida é uma centelha do infinito. Não venha a pensar, querido leitor, que estou a falar de algo etéreo, mas sim do concreto e mais real de nossas vidas, da dor e da alegria, da tristeza e da felicidade, ou seja, daquilo que todos ansiamos e por vezes angustiosamente estamos envoltos, onde cada prazer é a intensão de antecipar a plenitude da vida, como bem disse o poeta Cesare Pavese: "O que o homem busca nos prazeres é um infinito, e ninguém jamais renunciaria à esperança de alcançar essa infinitude" (O ofício de viver, p. 209).

O amor nos atrai, o amor é belo, a beleza é amor, pura, simplesmente e fulgurante manifestação sua. Nesta vida a beleza é a mais concreta maneira de vislumbrar o amor e, portanto, antecipar o eterno, envolvimento fascinador. Leopardi, poeta italiano, no seu hino "cara beleza" afirma que em cada beleza a Eterna Beleza assume uma forma sensível, como o Verbo que se fez carne. A beleza como dom divino é caminho de salvação, meio de unificação, linguagem convergencial para todos os tempos, lugares e pessoas. 

Desta forma, não existe amor verdadeiro que não se realize altruistamente, e é belo por isso, como esplendor da Beleza Divina. Na relação humana de amor há o encontro infinito entre os limites, com suas exigências infinitas de serem amados e suas frágeis e limitadas capacidades de amar. se o outro ser humano não se tornar em perspectiva íntima um Sinal, qualquer relação se torna impossível, é isto se deverá ao fato de que uma das partes ou ambas estão repletas de pretensões da realização de si mesmos a partir do outro e não com o outro. E isto seja no amor conjugal-matrimonial, no amor de amizade, no amor fraterno, no amor paterno e materno, no amor filial, no amor consagrado religioso, no amor sacerdotal, etc. Enfim, para conseguir amar, todos devemos estar na dinâmica do outro como sinal, esta é uma expressão da beleza do amor, mas que não esgota em si tudo que o amor significa.

"O que o homem busca nos prazeres é um infinito, e ninguém jamais renunciaria à esperança de alcançar essa infinitude." 
(O Ofício de Viver, p. 209)

Por:
Pe. Myguel do  Menino Jesus Fernandes Tostes, sjs
Sacerdote Salvista - Vigário da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Jesus
Arquidiocese de São Paulo - Região Episcopal Ipiranga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e ún

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós que recorremos a vós!

Nossa Senhora de Pentecostes,                         rogai por nós que recorremos a vós! “Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus"                                                                                 (At 1, 14) Nossa Senhora de Pentecostes é a Padroeira da Fraternidade Jesus Salvador. Nosso Pai Fundador quando encomendou o ícone que a representaria quis que sua representação fosse no Cenáculo, mas diferentemente de Nossa Senhora do Cenáculo que está sentada no meio dos apóstolos, em nossa representação ela está em pé, como assunta. Maria preside o Pentecostes, como figura maior da Igreja, ela está no meio dos apóstolos e evangelistas como aquela que serve, e seu serviço é estar junto como os temerosos que ainda não compreendem a ressurreição do Senhor Jesus. Como assunta, ela já vive como cidadã do céu. Ela é nosso modelo porque reza clamando o Espírito para viver sua vida como um Louvor de Deus, e viver a vida como

Seminário de Vida no Espírito Santo - O PECADO (2ª pregação do SVES)

O PECADO - UM ATO DE DESOBEDIÊNCIA A DEUS “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.”   (Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 9, versículos 9 e 10) Em nosso estudo sobre o amor de Deus, vimos que o Senhor manifestou seu amor na criação do mundo, criando um mundo bom e ordenado. Vimos ainda que o gênero humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, o ser humano foi criado com a capacidade intrínseca de amar: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quando criado, o homem foi chamado a viver em amizade com seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação, o que somente será superado pela glória da nova criação em Cristo. Ao apresentar, em Gênesis, capítulo 2, versículo 15, a pr