Pular para o conteúdo principal

Maria modelo para os eleitos

     O termo vocação se origina da palavra latina “vocare” e significa chamado. A teologia da vocação é parte integrante da mensagem cristã e tem o seu fundamento nas Sagradas Escrituras. As Sagradas Escrituras nos apresentam a face do Deus que chama, no decorrer da história, homens e mulheres para colaborarem no projeto de salvação que Ele tem para a humanidade. Deus age por meio de mediações humanas. Ele poderia ter feito tudo sozinho, mas preferiu esta forma de se manifestar aos seus. 
    Um chamado envolve sempre duas dimensões: aquele que chama e aquele que ouve o chamado. Foi assim com Abraão, quando Deus diz: sai da tua terra e vai para a terra que eu te mostrar... (Gn 12,1-6). Foi assim com os juízes, com os reis, com os profetas, com Maria Santíssima, com os discípulos e também conosco, pois Deus continua a chamar pessoas, que foram eleitas desde toda eternidade para ‘estar com Deus’ e ‘servir a Deus’.
    O primeiro chamado é para estarmos com Deus e, posteriormente, servirmos a Ele. Foi esta pedagogia que Jesus usou com aqueles que ele chama para junto de si. Cristo chama Pedro, Tiago, João, Felipe... e os demais discípulos para serem primeiramente discípulos, estarem aos pés do Mestre, ouvir dele suas palavras, serem formados por Ele. Somente depois de passarem por esta formação com o Divino Mestre, que se tornarão apóstolos, ou seja, que serão enviados.
        As Sagradas Escrituras nos apresentam, dentre todos os personagens bíblicos que acolhem o chamado, a vontade de Deus em suas vidas, uma que se destaca de modo singular, é ela: Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Para nós, Maria é alguém exemplar em tudo. Ela é aquela que ousou lançar-se em Deus, sem reservas e sem limitações.  Maria é aquela que pode ser chamada por excelência a “serva do Senhor”. Toda vida de Maria foi um sim a Deus. O próprio Arcanjo São Gabriel se refere a Ela como a Kekaritomene, “a cheia de graça”, aquela que é “repleta dos favores divinos”. É uma maneira do evangelista São Lucas afirmar que Maria era repleta da comunhão com o Altíssimo. Tudo nela é graça! Maria, com seu sim a Deus, com seu “Fiat”, possibilitou a encarnação do Verbo de Deus; a Sua entrada no mundo, para que, fazendo-se homem, pudéssemos ser elevados à comunhão com o Pai. Ele, por Maria, faz-se homem para nos tornar participantes da vida divina. Maria é aquela que colabora diretamente para que o projeto salvífico do Pai, em Cristo, se cumpra plenamente. O seu sim foi mantido e acentuado em toda sua vida até o calvário, onde oferece seu Filho, o Cristo, que se ofertava inteiramente a Deus por nossa salvação. Maria ensina aos homens de hoje a entrar no mistério de Cristo, querer operar a salvação. Ela nos ensina a nos desprendermos de nós mesmos para irmos ao encontro do outro, sermos na vida do outro canal de salvação. Deus quis que através do sim de Maria, a salvação que é seu Filho, chegasse a toda a humanidade.
      Diz Santo Irineu: “O que não foi assumido não pode ser redimido”. Podemos concluir desta afirmação de Santo Irineu que só nos foi possível a salvação, a nossa redenção, porque Ele se fez um de nós. O mistério de Cristo, sua missão, está ligado ao sim de Maria, que possibilita que Cristo entre na realidade humana de forma plena.
     Em Maria contemplamos o mistério do chamado divino, o mistério do Deus que chama, que elege pessoas para colaborarem na sua obra salvífica.  Maria é modelo para todo vocacionado, pois ela também viveu de forma profunda a sua vocação. Vemos nela uma resposta pronta, imediata ao chamado de Deus. Uma adesão exemplar como a de Maria se torna paradigma para todo vocacionado que sente ecoar também no seu coração o chamado de Deus a uma vocação específica. Que por meio de Maria, ela que se coloca diante de Jesus como nossa intercessora (cf. Jo 2), possamos também dar a Deus um “sim” que seja pleno, um “Fiat” que seja total, sabendo que a vontade de Deus, mesmo com as cruzes que o seu cumprimento comporta, será sempre a nossa fonte, canal de salvação. Voltemo-nos para Maria, certos de que seu exemplo é força propulsora que nos eleva a Deus. Sendo ela a eleita do Senhor, é, sem dúvida, modelo para todos os eleitos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e ún

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós que recorremos a vós!

Nossa Senhora de Pentecostes,                         rogai por nós que recorremos a vós! “Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus"                                                                                 (At 1, 14) Nossa Senhora de Pentecostes é a Padroeira da Fraternidade Jesus Salvador. Nosso Pai Fundador quando encomendou o ícone que a representaria quis que sua representação fosse no Cenáculo, mas diferentemente de Nossa Senhora do Cenáculo que está sentada no meio dos apóstolos, em nossa representação ela está em pé, como assunta. Maria preside o Pentecostes, como figura maior da Igreja, ela está no meio dos apóstolos e evangelistas como aquela que serve, e seu serviço é estar junto como os temerosos que ainda não compreendem a ressurreição do Senhor Jesus. Como assunta, ela já vive como cidadã do céu. Ela é nosso modelo porque reza clamando o Espírito para viver sua vida como um Louvor de Deus, e viver a vida como

Seminário de Vida no Espírito Santo - O PECADO (2ª pregação do SVES)

O PECADO - UM ATO DE DESOBEDIÊNCIA A DEUS “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.”   (Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 9, versículos 9 e 10) Em nosso estudo sobre o amor de Deus, vimos que o Senhor manifestou seu amor na criação do mundo, criando um mundo bom e ordenado. Vimos ainda que o gênero humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, o ser humano foi criado com a capacidade intrínseca de amar: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quando criado, o homem foi chamado a viver em amizade com seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação, o que somente será superado pela glória da nova criação em Cristo. Ao apresentar, em Gênesis, capítulo 2, versículo 15, a pr