Pular para o conteúdo principal

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor. 
A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam. 
Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do parto de Nosso Senhor Jesus. Este acontecimento miraculoso é representado pelas três estrelas postas sobre sua testa, e ombros. As cores assim como os delineamentos são de profundo significado: o manto da Virgem que cobre sua cabeça e quase todo seu corpo é vermelho, pois ela é repleta do Espírito Santo, a cheia de graça. Sua túnica é azul o que mostra sua inserção ao céu, e nesta cena o que mais evidencia isso é o fato dela estar elevada, como que projetada  fora e acima do ícone. As mãos e os braços de Maria estão abertos e apontam ao alto, em louvor e como que esperando o que Deus pode conceder, esta particularidade mostra a postura dos primeiros cristãos quando oravam, a qual ela é o modelo. Seus olhos abertos mostram sua atenção ao que Deus lhe revelou, sua boa pequena mostram uma mulher de silêncio, próprio de quem contempla, e suas orelhas saltadas fora do véu mostram sua capacidade de escuta. 
Este ícone, morada do mistério, nos introduz a cada dia no que Deus deseja para cada Salvista, ou melhor, que sejamos santos no Louvor e sempre Repletos do Espírito Santo. E  nos colocando cotidianamente e com devoção aos pés de Nossa Senhora de Pentecostes, pedimos pela Fraternidade Jesus Salvador, por todos que a compõe, inclusive nossos padrinhos e madrinhas, benfeitores e amigos, para que onde quer que estejam possam contar com a presença de Maria, e esta presença intercessora atraia o divino Espírito Santo sobre cada um.

Uma imagem de Nossa Senhora muito parecida com Nossa Senhora de Pentecostes.
É de uma Capela no sul do Brasil.
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Rogai por nós!
 

Dom Fernando Antonio, ofm na Capela Nossa Senhora de Pentecostes
no dia da Solenidade da Virgem de Pentecostes 17 de setembro.

Comentários

  1. Hurrum...
    Ê Saudade, não é mesmo irmão?
    Ela tb aperta em meu peito..
    Estamos juntos no Louvor de Deus!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. sim sim é o amor a Virgem de Pentecostes...
    tamo junto no Louvor de Deus...

    ResponderExcluir
  3. Estamos juntos mesmo, no louvor a Deus. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e ún

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós que recorremos a vós!

Nossa Senhora de Pentecostes,                         rogai por nós que recorremos a vós! “Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus"                                                                                 (At 1, 14) Nossa Senhora de Pentecostes é a Padroeira da Fraternidade Jesus Salvador. Nosso Pai Fundador quando encomendou o ícone que a representaria quis que sua representação fosse no Cenáculo, mas diferentemente de Nossa Senhora do Cenáculo que está sentada no meio dos apóstolos, em nossa representação ela está em pé, como assunta. Maria preside o Pentecostes, como figura maior da Igreja, ela está no meio dos apóstolos e evangelistas como aquela que serve, e seu serviço é estar junto como os temerosos que ainda não compreendem a ressurreição do Senhor Jesus. Como assunta, ela já vive como cidadã do céu. Ela é nosso modelo porque reza clamando o Espírito para viver sua vida como um Louvor de Deus, e viver a vida como

Seminário de Vida no Espírito Santo - O PECADO (2ª pregação do SVES)

O PECADO - UM ATO DE DESOBEDIÊNCIA A DEUS “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.”   (Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 9, versículos 9 e 10) Em nosso estudo sobre o amor de Deus, vimos que o Senhor manifestou seu amor na criação do mundo, criando um mundo bom e ordenado. Vimos ainda que o gênero humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, o ser humano foi criado com a capacidade intrínseca de amar: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quando criado, o homem foi chamado a viver em amizade com seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação, o que somente será superado pela glória da nova criação em Cristo. Ao apresentar, em Gênesis, capítulo 2, versículo 15, a pr