quarta-feira, 18 de maio de 2011

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor. 
A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam. 
Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do parto de Nosso Senhor Jesus. Este acontecimento miraculoso é representado pelas três estrelas postas sobre sua testa, e ombros. As cores assim como os delineamentos são de profundo significado: o manto da Virgem que cobre sua cabeça e quase todo seu corpo é vermelho, pois ela é repleta do Espírito Santo, a cheia de graça. Sua túnica é azul o que mostra sua inserção ao céu, e nesta cena o que mais evidencia isso é o fato dela estar elevada, como que projetada  fora e acima do ícone. As mãos e os braços de Maria estão abertos e apontam ao alto, em louvor e como que esperando o que Deus pode conceder, esta particularidade mostra a postura dos primeiros cristãos quando oravam, a qual ela é o modelo. Seus olhos abertos mostram sua atenção ao que Deus lhe revelou, sua boa pequena mostram uma mulher de silêncio, próprio de quem contempla, e suas orelhas saltadas fora do véu mostram sua capacidade de escuta. 
Este ícone, morada do mistério, nos introduz a cada dia no que Deus deseja para cada Salvista, ou melhor, que sejamos santos no Louvor e sempre Repletos do Espírito Santo. E  nos colocando cotidianamente e com devoção aos pés de Nossa Senhora de Pentecostes, pedimos pela Fraternidade Jesus Salvador, por todos que a compõe, inclusive nossos padrinhos e madrinhas, benfeitores e amigos, para que onde quer que estejam possam contar com a presença de Maria, e esta presença intercessora atraia o divino Espírito Santo sobre cada um.

Uma imagem de Nossa Senhora muito parecida com Nossa Senhora de Pentecostes.
É de uma Capela no sul do Brasil.
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Rogai por nós!
 

Dom Fernando Antonio, ofm na Capela Nossa Senhora de Pentecostes
no dia da Solenidade da Virgem de Pentecostes 17 de setembro.

3 comentários:

  1. Hurrum...
    Ê Saudade, não é mesmo irmão?
    Ela tb aperta em meu peito..
    Estamos juntos no Louvor de Deus!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. sim sim é o amor a Virgem de Pentecostes...
    tamo junto no Louvor de Deus...

    ResponderExcluir
  3. Estamos juntos mesmo, no louvor a Deus. :D

    ResponderExcluir