Pular para o conteúdo principal

Carta aos Católicos de Manaus

O Evento M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), com origem no Rio de Janeiro e que tem previsto seu acontecimento na nossa cidade de Manaus para o próximo mês, me interroga sobre a pregação do Evangelho e a qualidade de nossos catóticos. 

Diante disso gostaria de fazer um convite a cada um de vocês: 

a) Vamos convidar as pessoas para participar de MISSA. A propaganda do evento começa dizendo “pô pra missa ninguém me chama”. Então vamos mudar nossos hábitos e convidar as pessoas para virem na VERDADEIRA MISSA, onde celebramos a Eucarístia, cumprimos a ordem do Senhor “Fazei isto em memória de Mim” (1Cor 11,24-25) e realizamos “memorial do seu sacrifício. E fazendo-o, oferecemos ao Pai o que Ele próprio nos deu: os dons da sua criação, o pão e o vinho, transformados, pelo poder do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo, no corpo e no sangue do mesmo Cristo: assim Cristo torna-se real e misteriosamente presente” (Catecismo da Igreja católica, n. 1357). 
Verdadeira Missa

b) Vamos valorizar o domingo = DIA DO SENHOR. No evento as pessoas ironizam “mãe tô na missa” ou “domingo é dia de missa” = Balada. “Um domingo sem Missa nao é um verdadeiro domingo”... Participar da VERDADEIRA MISSA aos domingos é um dos mandamentos da nossa Igreja. O domingo é o DIA DO SENHOR, dia de nos voltarmos mais para ELE, para a família, dia de descanso. Domingo é "o dia do Senhor, o dia da Ressurreição, o dia dos cristãos, é nosso dia. Por isso é chamado dia do Senhor: porque é neste dia quando o Senhor subiu vitorioso junto ao Pai. Se os pagãos o chamarem dia do sol, também o fazemos com gosto; porque hoje amanheceu a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação" (Catecismo da Igreja católica, n. 1166). 

c) Vamos respeitar o sagrado = O CORPO. O evento não respeita: as vestes, simbolo do sagrado; músicas consagradas (evangélica = como Zaqueu; Católica = Preciso de ti ó Pai); não tem regras canta-se tudo que vem a cabeça, ou seja, vale tudo... Vamos valorizar aquilo que é sagrado: começando por nós, criados a imagem e semelhança de Deus, templos do Espírito Santo; amemos nossas igrejas, respeitemos simbolos sagrados como a Cruz, Vestes, que nos fazem lembrar de Deus. VALORIZAR! RESPEITAR! “Ou não sabeis acaso que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que estais em vós e que vem de Deus e que vós não vos pertenceis, alguém pagou o preço do vosso resgate glorificai, portanto a Deus por vosso corpo” (1Cor 6,19). 

E finalmente... Vamos anunciar e viver os valores do Evangelho = SERMOS MISSIONÁRIOS ... Na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa Igreja, onde estivermos... Vamos sair de nosso comodismo e sermos católicos de fato. 

Em Manaus temos centenas de Igrejas onde se celebra a SANTA MISSA, no Santuário de Fátima, Praça 14, celebramos a Missa diariamente. 

VENHA PARTICIPAR! 

Se você procura um evento para SACUDIR SUA ALMA sugiro dois eventos que acontecem esse ano em nossa cidade: 

1º) dia 27/11 – 18h – no Sambódromo – PHN com Reginaldo Manzotti; 
2º) dia 08/12 – 16h – na Catedral Nossa Senhora da Conceição – com dom Luiz Soares, padres da diocese de Manaus e dezenas de milhares devotos da nossa Padroeira. 

Um fraterno abraço Pe. Cláudio Walmir Rossini, SAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira ...

Falsas Doutrinas (6º tema do SVES)

“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”  (Jo 14, 6) O nosso Deus tem por nós um amor como de um esposo, e o que mais fere o coração de um esposo é a traição. Agimos com traição para com Deus e para com o seu projeto de amor quando procuramos outro caminho que não seja Jesus Cristo.  Mas, apesar de nossas infidelidades, o Senhor continua a nos amar (Os 3, 1). Por causa deste tão grande amor é que, em sua Palavra, Deus vem nos orientar (Dt 18, 9 – 14). O Senhor quer que sejamos somente d’Ele, que não coloquemos nossa confiança em nada que, oferecido pelo mundo como recurso, ofusque a Providência e a Onipotência divinas.  Dentre as práticas abomináveis por Deus segundo o trecho em estudo, vejamos as que são mais comuns em nosso meio. A astrologia começou a Babilônia, no meio de um povo pagão, onde tudo que se movia e irradiava luz era tido como Deus. O fato de os astros se moverem e apresentarem luz significava para eles q...

Catequese do Papa: a oração intercessora de Abraão

Intervenção na audiência geral de hoje CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 18 de maio de 2011 ( ZENIT.org ) - Apresentamos, a seguir, a catequese dirigida pelo Papa aos grupos de peregrinos do mundo inteiro, reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral.  *** Queridos irmãos e irmãs: Nas duas últimas catequeses, refletimos sobre a oração como fenômeno universal, que - inclusive de diversas formas - está presente nas culturas de todas as épocas. Hoje, no entanto, eu gostaria de começar um percurso bíblico sobre este tema, que nos conduzirá a aprofundar no diálogo de aliança entre Deus e o homem, presente na história da salvação, até o seu cume, a Palavra definitiva que é Jesus Cristo. Este caminho nos fará deter-nos em alguns textos importantes e figuras paradigmáticas do Antigo e do Novo Testamentos. Será Abraão, o grande patriarca, pai de todos os crentes (cf.  Rm  4,11-12.16-17), quem nos oferecerá o primeiro exemplo de oração, no episódio de intercessão pela c...