segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Carta aos Católicos de Manaus

O Evento M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), com origem no Rio de Janeiro e que tem previsto seu acontecimento na nossa cidade de Manaus para o próximo mês, me interroga sobre a pregação do Evangelho e a qualidade de nossos catóticos. 

Diante disso gostaria de fazer um convite a cada um de vocês: 

a) Vamos convidar as pessoas para participar de MISSA. A propaganda do evento começa dizendo “pô pra missa ninguém me chama”. Então vamos mudar nossos hábitos e convidar as pessoas para virem na VERDADEIRA MISSA, onde celebramos a Eucarístia, cumprimos a ordem do Senhor “Fazei isto em memória de Mim” (1Cor 11,24-25) e realizamos “memorial do seu sacrifício. E fazendo-o, oferecemos ao Pai o que Ele próprio nos deu: os dons da sua criação, o pão e o vinho, transformados, pelo poder do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo, no corpo e no sangue do mesmo Cristo: assim Cristo torna-se real e misteriosamente presente” (Catecismo da Igreja católica, n. 1357). 
Verdadeira Missa

b) Vamos valorizar o domingo = DIA DO SENHOR. No evento as pessoas ironizam “mãe tô na missa” ou “domingo é dia de missa” = Balada. “Um domingo sem Missa nao é um verdadeiro domingo”... Participar da VERDADEIRA MISSA aos domingos é um dos mandamentos da nossa Igreja. O domingo é o DIA DO SENHOR, dia de nos voltarmos mais para ELE, para a família, dia de descanso. Domingo é "o dia do Senhor, o dia da Ressurreição, o dia dos cristãos, é nosso dia. Por isso é chamado dia do Senhor: porque é neste dia quando o Senhor subiu vitorioso junto ao Pai. Se os pagãos o chamarem dia do sol, também o fazemos com gosto; porque hoje amanheceu a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação" (Catecismo da Igreja católica, n. 1166). 

c) Vamos respeitar o sagrado = O CORPO. O evento não respeita: as vestes, simbolo do sagrado; músicas consagradas (evangélica = como Zaqueu; Católica = Preciso de ti ó Pai); não tem regras canta-se tudo que vem a cabeça, ou seja, vale tudo... Vamos valorizar aquilo que é sagrado: começando por nós, criados a imagem e semelhança de Deus, templos do Espírito Santo; amemos nossas igrejas, respeitemos simbolos sagrados como a Cruz, Vestes, que nos fazem lembrar de Deus. VALORIZAR! RESPEITAR! “Ou não sabeis acaso que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que estais em vós e que vem de Deus e que vós não vos pertenceis, alguém pagou o preço do vosso resgate glorificai, portanto a Deus por vosso corpo” (1Cor 6,19). 

E finalmente... Vamos anunciar e viver os valores do Evangelho = SERMOS MISSIONÁRIOS ... Na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa Igreja, onde estivermos... Vamos sair de nosso comodismo e sermos católicos de fato. 

Em Manaus temos centenas de Igrejas onde se celebra a SANTA MISSA, no Santuário de Fátima, Praça 14, celebramos a Missa diariamente. 

VENHA PARTICIPAR! 

Se você procura um evento para SACUDIR SUA ALMA sugiro dois eventos que acontecem esse ano em nossa cidade: 

1º) dia 27/11 – 18h – no Sambódromo – PHN com Reginaldo Manzotti; 
2º) dia 08/12 – 16h – na Catedral Nossa Senhora da Conceição – com dom Luiz Soares, padres da diocese de Manaus e dezenas de milhares devotos da nossa Padroeira. 

Um fraterno abraço Pe. Cláudio Walmir Rossini, SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário