Pular para o conteúdo principal

Carta aos Católicos de Manaus

O Evento M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), com origem no Rio de Janeiro e que tem previsto seu acontecimento na nossa cidade de Manaus para o próximo mês, me interroga sobre a pregação do Evangelho e a qualidade de nossos catóticos. 

Diante disso gostaria de fazer um convite a cada um de vocês: 

a) Vamos convidar as pessoas para participar de MISSA. A propaganda do evento começa dizendo “pô pra missa ninguém me chama”. Então vamos mudar nossos hábitos e convidar as pessoas para virem na VERDADEIRA MISSA, onde celebramos a Eucarístia, cumprimos a ordem do Senhor “Fazei isto em memória de Mim” (1Cor 11,24-25) e realizamos “memorial do seu sacrifício. E fazendo-o, oferecemos ao Pai o que Ele próprio nos deu: os dons da sua criação, o pão e o vinho, transformados, pelo poder do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo, no corpo e no sangue do mesmo Cristo: assim Cristo torna-se real e misteriosamente presente” (Catecismo da Igreja católica, n. 1357). 
Verdadeira Missa

b) Vamos valorizar o domingo = DIA DO SENHOR. No evento as pessoas ironizam “mãe tô na missa” ou “domingo é dia de missa” = Balada. “Um domingo sem Missa nao é um verdadeiro domingo”... Participar da VERDADEIRA MISSA aos domingos é um dos mandamentos da nossa Igreja. O domingo é o DIA DO SENHOR, dia de nos voltarmos mais para ELE, para a família, dia de descanso. Domingo é "o dia do Senhor, o dia da Ressurreição, o dia dos cristãos, é nosso dia. Por isso é chamado dia do Senhor: porque é neste dia quando o Senhor subiu vitorioso junto ao Pai. Se os pagãos o chamarem dia do sol, também o fazemos com gosto; porque hoje amanheceu a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação" (Catecismo da Igreja católica, n. 1166). 

c) Vamos respeitar o sagrado = O CORPO. O evento não respeita: as vestes, simbolo do sagrado; músicas consagradas (evangélica = como Zaqueu; Católica = Preciso de ti ó Pai); não tem regras canta-se tudo que vem a cabeça, ou seja, vale tudo... Vamos valorizar aquilo que é sagrado: começando por nós, criados a imagem e semelhança de Deus, templos do Espírito Santo; amemos nossas igrejas, respeitemos simbolos sagrados como a Cruz, Vestes, que nos fazem lembrar de Deus. VALORIZAR! RESPEITAR! “Ou não sabeis acaso que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que estais em vós e que vem de Deus e que vós não vos pertenceis, alguém pagou o preço do vosso resgate glorificai, portanto a Deus por vosso corpo” (1Cor 6,19). 

E finalmente... Vamos anunciar e viver os valores do Evangelho = SERMOS MISSIONÁRIOS ... Na nossa casa, no nosso trabalho, na nossa Igreja, onde estivermos... Vamos sair de nosso comodismo e sermos católicos de fato. 

Em Manaus temos centenas de Igrejas onde se celebra a SANTA MISSA, no Santuário de Fátima, Praça 14, celebramos a Missa diariamente. 

VENHA PARTICIPAR! 

Se você procura um evento para SACUDIR SUA ALMA sugiro dois eventos que acontecem esse ano em nossa cidade: 

1º) dia 27/11 – 18h – no Sambódromo – PHN com Reginaldo Manzotti; 
2º) dia 08/12 – 16h – na Catedral Nossa Senhora da Conceição – com dom Luiz Soares, padres da diocese de Manaus e dezenas de milhares devotos da nossa Padroeira. 

Um fraterno abraço Pe. Cláudio Walmir Rossini, SAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”

"Nós vos tomamos como modelo perfeito de Louvor a Deus”, isso dizemos a Maria todos os dias. Em nossa Fraternidade a Virgem Maria é um dos pilares, nós a veneramos sob o título de Nossa Senhora de Pentecostes, ela é nossa Padroeira-Mor.  A ela recorremos venerando-a no ícone posto sobre o Presbitério de nossa Capela da Casa de Formação do Instituto Servos de Jesus Salvador, e a partir deste em todos os outros que o representam.  Este ícone inspirado a nosso Pai-Fundador, Padre Gilberto e elaborado por outro Padre, Fúlvio o iconógrafo, é o único no mundo, não se trata portanto de alguma cópia. O ícone remonta a tradição oriental, diferente de nossas imagens tridimensionais, e em todos os seus detalhes estão presentes as características profundas e dignas de imitação daquele que nele é pintado. 

No ícone de Nossa Senhora de Pentecostes sobre o fundo dourado, tendo as labaredas de fogo ao alto e os apóstolos aos pés, está Maria, Mãe de Deus e sempre Virgem, antes, durante e depois do p…

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9o. Dia
Antífona - Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR
Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e única missão, preguemos o e…

Brasil: "Há mil formas de evangelizar os jovens"

Estamos perdendo nossos jovens fiéis hoje em dia nas escolas, universidades e no âmbito profissional, enquanto as seitas estão cheias de adolescentes, afirma Dom Carlos Verzeletti, bispo da diocese de Castanhal (Estado do Pará, nordeste do Brasil).
Em recente visita à entidade assistencial Ajuda à Igreja que Sofre, na Alemanha, o bispo disse que «no entanto, os bispos brasileiros estão agora convencidos de que há mil formas de evangelizar os jovens». Neste sentido, enfatizou na importância dos novos movimentos eclesiais.
De fato, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) dedicou sua Assembléia Geral passada, que se realizou em maio, a discutir o tema da evangelização da juventude.


Os bispos formataram um subsídio, um estudo, que agora circula pelas paróquias, pelos grupos e comunidades. Após o texto fermentar com novas idéias, retornará às instâncias episcopais responsáveis em âmbito nacional.
Só então um documento oficial sobre a evangelização da juventude deve ser publicado pel…