Pular para o conteúdo principal

Quer fazer melhor ? Aja com Entusiasmo !


Muitas pessoas confundem o que é ser entusiasta ou atuar com entusiasmo.

Alguns pensam que é sorrir, falar alto, contar piadas, ser engraçado, etc ., na realidade entusiasmo é um estado de espírito, tem muito mais a ver com os sentimentos internos do que com a expressão corporal ou verbal. 

Também, entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo.

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram panteístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano.

O certo é que, se estiver entusiasmado, a expressão corporal e verbal sofrerá mudanças, a expressão sendo natural e verdadeira, mudará radicalmente a percepção das outras pessoas e os seus resultados. 

Segundo Dale Carnegie para agir com entusiasmo, 4 etapas naturais são necessárias:

1 – Ter um Objetivo: Para agir com entusiasmo, devo ter objetivos específicos.

2 – Tomar a decisão de Fazer: Somente ter um objetivo, escrever no papel para dizer que tem objetivos estabelecidos, é só o primeiro passo, o papel aceita tudo. Você deve aceitar e querer verdadeiramente fazer, isto chamo de tomar a decisão real de fazer, ou seja, comprometer-se consigo mesmo.

3 – Vencer os Diálogos Internos: Essa é a etapa que impede muitas pessoas. São nossos pensamentos negativos para fazer o que decidiu. Pensamentos do tipo: “vai ser difícil fazer!; seria mais fácil isso ... ou aquilo....; vou fazer quando tiver tempo!; hoje estou cansado!; hoje está chovendo!; não acordei disposto, etc.” Ou seja são todos os pensamentos pessimistas que tentarão dificultar nossa ação. Vença eles !

4 – Ação Prática: Passada a fase de vencer os diálogos internos, vá para a ação. Estabeleça o que precisa ser feito especificamente, suas etapas, prazo (para iniciar, para fazer, para terminar) e recursos necessários seus ou de terceiros.

Como falei acima, Entusiasmo é mais um estado de espírito, assim a pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, que acredita em si, acredita nos outros, acredita na força que as pessoas têm de transformar a própria realidade. E só há uma maneira para ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se você for esperar ter as condições ideais primeiro, para depois ter entusiasmo, jamais terá entusiasmo com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso!

Se você é daqueles que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar para depois se entusiasmar, repense sua posição, caso contrário, uma grande frustração poderá ocorrer.

A ação precede o sentimento, ou seja, coloque-se em ação e o sentimento vem atrás, a escolha de ter um dia ruim é sua, não permita que o sentimento gerencie você, ponha-se em ação positiva que o sentimento ruim desaparecerá.

Se você estiver entusiasmado, as pessoas ao seu redor também ficarão e isso lhe dará mais força. Então, lidere-se e influencie positivamente as pessoas.

Agora mesmo, faça uma reflexão de como está sendo sua atitude perante suas metas, desejos e aspirações, a decisão de como enfrenta seus desafios é sua e de mais ninguém.

AJA COM ENTUSIASMO E SERÁS UM ENTUSIASTA !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira ...

Falsas Doutrinas (6º tema do SVES)

“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”  (Jo 14, 6) O nosso Deus tem por nós um amor como de um esposo, e o que mais fere o coração de um esposo é a traição. Agimos com traição para com Deus e para com o seu projeto de amor quando procuramos outro caminho que não seja Jesus Cristo.  Mas, apesar de nossas infidelidades, o Senhor continua a nos amar (Os 3, 1). Por causa deste tão grande amor é que, em sua Palavra, Deus vem nos orientar (Dt 18, 9 – 14). O Senhor quer que sejamos somente d’Ele, que não coloquemos nossa confiança em nada que, oferecido pelo mundo como recurso, ofusque a Providência e a Onipotência divinas.  Dentre as práticas abomináveis por Deus segundo o trecho em estudo, vejamos as que são mais comuns em nosso meio. A astrologia começou a Babilônia, no meio de um povo pagão, onde tudo que se movia e irradiava luz era tido como Deus. O fato de os astros se moverem e apresentarem luz significava para eles q...

Catequese do Papa: a oração intercessora de Abraão

Intervenção na audiência geral de hoje CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 18 de maio de 2011 ( ZENIT.org ) - Apresentamos, a seguir, a catequese dirigida pelo Papa aos grupos de peregrinos do mundo inteiro, reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral.  *** Queridos irmãos e irmãs: Nas duas últimas catequeses, refletimos sobre a oração como fenômeno universal, que - inclusive de diversas formas - está presente nas culturas de todas as épocas. Hoje, no entanto, eu gostaria de começar um percurso bíblico sobre este tema, que nos conduzirá a aprofundar no diálogo de aliança entre Deus e o homem, presente na história da salvação, até o seu cume, a Palavra definitiva que é Jesus Cristo. Este caminho nos fará deter-nos em alguns textos importantes e figuras paradigmáticas do Antigo e do Novo Testamentos. Será Abraão, o grande patriarca, pai de todos os crentes (cf.  Rm  4,11-12.16-17), quem nos oferecerá o primeiro exemplo de oração, no episódio de intercessão pela c...