quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quer fazer melhor ? Aja com Entusiasmo !


Muitas pessoas confundem o que é ser entusiasta ou atuar com entusiasmo.

Alguns pensam que é sorrir, falar alto, contar piadas, ser engraçado, etc ., na realidade entusiasmo é um estado de espírito, tem muito mais a ver com os sentimentos internos do que com a expressão corporal ou verbal. 

Também, entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo.

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram panteístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano.

O certo é que, se estiver entusiasmado, a expressão corporal e verbal sofrerá mudanças, a expressão sendo natural e verdadeira, mudará radicalmente a percepção das outras pessoas e os seus resultados. 

Segundo Dale Carnegie para agir com entusiasmo, 4 etapas naturais são necessárias:

1 – Ter um Objetivo: Para agir com entusiasmo, devo ter objetivos específicos.

2 – Tomar a decisão de Fazer: Somente ter um objetivo, escrever no papel para dizer que tem objetivos estabelecidos, é só o primeiro passo, o papel aceita tudo. Você deve aceitar e querer verdadeiramente fazer, isto chamo de tomar a decisão real de fazer, ou seja, comprometer-se consigo mesmo.

3 – Vencer os Diálogos Internos: Essa é a etapa que impede muitas pessoas. São nossos pensamentos negativos para fazer o que decidiu. Pensamentos do tipo: “vai ser difícil fazer!; seria mais fácil isso ... ou aquilo....; vou fazer quando tiver tempo!; hoje estou cansado!; hoje está chovendo!; não acordei disposto, etc.” Ou seja são todos os pensamentos pessimistas que tentarão dificultar nossa ação. Vença eles !

4 – Ação Prática: Passada a fase de vencer os diálogos internos, vá para a ação. Estabeleça o que precisa ser feito especificamente, suas etapas, prazo (para iniciar, para fazer, para terminar) e recursos necessários seus ou de terceiros.

Como falei acima, Entusiasmo é mais um estado de espírito, assim a pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, que acredita em si, acredita nos outros, acredita na força que as pessoas têm de transformar a própria realidade. E só há uma maneira para ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se você for esperar ter as condições ideais primeiro, para depois ter entusiasmo, jamais terá entusiasmo com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso!

Se você é daqueles que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar para depois se entusiasmar, repense sua posição, caso contrário, uma grande frustração poderá ocorrer.

A ação precede o sentimento, ou seja, coloque-se em ação e o sentimento vem atrás, a escolha de ter um dia ruim é sua, não permita que o sentimento gerencie você, ponha-se em ação positiva que o sentimento ruim desaparecerá.

Se você estiver entusiasmado, as pessoas ao seu redor também ficarão e isso lhe dará mais força. Então, lidere-se e influencie positivamente as pessoas.

Agora mesmo, faça uma reflexão de como está sendo sua atitude perante suas metas, desejos e aspirações, a decisão de como enfrenta seus desafios é sua e de mais ninguém.

AJA COM ENTUSIASMO E SERÁS UM ENTUSIASTA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário