Pular para o conteúdo principal

Esclarecimentos sobre o ensino da Igreja a respeito da homossexualidade


 Nesta postagem, apresentamos o comentário de alguém à postagem "Vivendo na verdade". A pessoa preferiu ficar anônima e mostrou-se incomodada e, de certo modo, irritada com o conteúdo. Como ela solicitou que fosse publicado seu comentário, atendemos e, ainda, nos dispomos a responder suas dúvidas e contra-argumentar algumas das suas teses. Esperamos que satisfaça os anseios do anônimo, mas que, também, seja de ajuda e esclarecimento para os nossos irmãos e nossas irmãs na fé.



"Quer saber... não sei se sou homossexual ou bi sexual, porque nunca tive experiencias, mais por auto preservação... esse texto não me trouxe nada, sendo bem sincero..."


     Caro anônimo, primeiro é preciso dizer que "homossexual", "heterossexual", "bissexual", "trans-sexual" ou "pansexual" são adjetivos que, hoje, muitos usam para definir "identidade sexual". Nesse sentido, quando perguntam sobre quem é a pessoa, entendem que alguma resposta é obtida por meio da consideração dos desejos sexuais, como se isso pudesse constituir, por si só, algo que defina alguém. Porém, os desejos sexuais são parte e não a totalidade da pessoa, dizendo, desse modo, pouco sobre ela. Assim, caso pretendamos que a "identidade" do homem seja definida pelo o que nele é próprio e mais englobante, não podemos tomar os desejos sexuais para defini-lo. Sobre isso, diz a Santa Igreja:


"A pessoa humana, feita à imagem e à semelhante de Deus, dificilmente pode ser descrita de maneira adequada por algum reducionismo referente à sua orientação sexual... toda pessoa possui uma identidade fundamental: criatura de Deus e, pela graça, Seu filho e herdeiro da vida eterna" (Congregação para a Doutrina da Fé, Carta sobre o cuidado pastoral das pessoas homossexuais, 1986, n.16).


     Entendido isso, é mais apropriado dizer que, neste momento, você sente atrações pelo mesmo sexo e pelo sexo oposto. Não se atormente tentando aplicar a si mesmo palavras que foram cunhadas muito recentemente, baseadas na ideologia marxista (de que tudo, até mesmo a sexualidade, é construção social) e usadas pelo ativismo gay para construir uma cultura homossexual e um senso de comunidade gay. Lembre-se, como você mesmo dirá depois, que você é um filho de Deus, criado à imagem e semelhança do Altíssimo, e herdeiro da vida eterna. Essa é a sua identidade. 


     E que Deus seja louvado por você nunca ter tido experiências sexuais com pessoas do mesmo sexo! Dizemos isso não para deixar você com raiva, mas o dizemos para manifestar nossa alegria, por causa daquilo que sabemos com nossas vidas. Tais experiências sexuais jamais trarão a paz e o afeto que você e todos nós buscamos. Muitos de nós, do Apostolado Coragem, viveram um estilo de vida gay antes de viver a castidade. O que aprendemos com aquela vida? Que ela possui alguns instantes de prazer e algum tipo de afeto, mas que aquilo não nos satisfaz. Aprendemos, por experiência, que a castidade é verdadeiramente um caminho para alcançar a paz e a liberdade interior, e é o que nos prepara para verdadeiramente amar.


     Em segundo lugar, é triste saber que o texto "Vivendo na verdade" não trouxe nenhum benefício para você. Lendo o texto, você buscou conhecer, pois a verdade é um bem (um benefício) e todo ser humano tem sede da verdade e busca conhecê-la - isso foi entendido já pelos filósofos pagãos da Antiguidade (como por Aristóteles [séc. IV a.C], em Metafísica I), é parte da vivência humana mais comum e é defendido pela Santa Igreja desde a sua fundação. Indo ao texto, cremos que você buscou conhecer, mas, tristemente, não conseguiu. Ou se conseguiu, não soube como ver essa verdade na sua própria vida. Onde está o obstáculo é o que esperamos descobrir e remover.

"alias, obrigar praticamente as pessoas a não se relacionarem com ninguem(e veja bem, não estou falando de sexo, falo de contato, beijos, namoro) por que o proposito de Deus é a procriação...?????"


     Primeiro, é preciso dizer que nem o Juventude Coragem, nem o Apostolado Coragem, nem a Santa Igreja dizem que as pessoas com atrações pelo mesmo sexo não podem se relacionar com outras pessoas; pelo contrário, incentivam-nas a ter boas relações com a família, a fomentar castas amizades e a participar da vida em comunidade.


     O Juventude Coragem escreveu quatro artigos falando sobre a solidão e incentivando seus leitores a combatê-la pela vivência de castas amizades.


     Em "Um pequeno caminho que conduz a Deus", dizemos: "Na sua família, busque obedecer e amar seus pais, amar os seus irmãos, perdoar as ofensas deles e saber pedir perdão pelas suas ofensas contra eles. [...] Reze por todos, todos os dias. Estando entre amigos, faça de cada gesto de carinho um convite à santidade. Fuja das conversas vazias e maliciosas, não embarque nas brincadeiras ofensivas e não ceda à luxúria. Trate seus amigos como se eles fossem o Senhor Jesus. Com todos seja respeitoso. Busque encontrar motivos para se alegrar em Deus ao invés de ceder à tristeza." (http://juventudecourage.blogspot.com/2011/01/um-pequeno-caminho-que-conduz-deus.html)


     Em "Não se deixe vencer pela solidão", dizemos: "Não se deixe vencer pela solidão. O Bom Deus não deseja que você passe por essa luta na solidão. Busque encontrar em Deus, mais do que o Senhor do Céu e da Terra, aquele que acompanha cada um dos passos da sua vida, um verdadeiro amigo, um amigo fiel. Busque ajuda, tanto espiritual, como psicológica (se preciso). E busque participar das atividades da sua paróquia ou comunidade, como de todas as atividades que permitirem o cultivo de castas amizades. Certamente, com um passo de cada vez, você superará a solidão e encontrará verdadeira alegria na vivência do amor a Deus e ao próximo." (http://juventudecourage.blogspot.com/2010/11/nao-se-deixe-vencer-pela-solidao.html)


     Em "Contar ou não contar? Eis a questão", escrevemos: "Se até mesmo Jesus, como Senhor e Deus, não carregou Sua cruz sozinho, também nós, que somos meras criaturas, não podemos carregar nossas cruzes sozinhos, mas precisamos de ajuda dos nossos irmãos e irmãs. A sugestão é esta: busque alguém cuja fé você respeite e tente abrir-se com essa pessoa o máximo que puder. Busque especialmente aquela pessoa que você sabe que não vai tentar te desviar do propósito de viver a castidade. Feito isso, restará este desafio: confiar. O Apostolado Coragem insiste muito na necessidade de cultivar amizades na vivência da castidade. Contudo, sem confiança, não há verdadeira amizade" (http://juventudecourage.blogspot.com/2011/06/contar-ou-nao-contar-eis-questao.html).


     Em "O combate contra a solidão", dizemos: "Amar significa de algum modo perder-se, porém, amando, encontramos a Deus e aos nossos irmãos. Amando, somos injetados no coração de Deus, onde encontramos os tesouros que não perecem, nem os ladrões furtam, e é certo que lá não existe solidão. Entendido isso, é preciso ficar claro que combater a solidão não significa simplesmente cercar-se de pessoas. Há solitários que vivem na multidão. Combater a solidão é combater o apego a si mesmo, é enfrentar a covardia de passar pelas adversidades que existem no relacionamento com outras pessoas. É abrir-se ao outro e doar-se a si mesmo pelo bem e salvação dele. Significa ainda aprender a confiar na vida e n'Aquele que é a Vida." (http://juventudecourage.blogspot.com/2011/09/o-combate-contra-solidao.html)


     O Apostolado Coragem propõe Cinco Metas, dentre as quais 2 (DUAS) são sobre a necessidade de cultivar as amizades:


3. Fraternidade. Cultivar um espírito de fraternidade no qual todos podem partilhar seus pensamentos e experiências e, assim, assegurar que ninguém venha a enfrentar sozinho os problemas da homossexualidade.


4. Apoio. Ter em mente as seguintes verdades: que as castas amizades não são apenas possíveis como também necessárias na vivência da castidade cristã e que, no seu cultivo, elas oferecem um mútuo encorajamento


     Além disso, publicamos quatro artigos do Apostolado Coragem em que fica clara a ênfase em cultivar amizades.


     Em "Crescimento espiritual e emocional", os autores do Coragem dizem: "A fé solitária rapidamente fica estacionada e desviada. São necessários para esta jornada com Cristo os relacionamentos com outros fiéis. Jesus disse: "Onde dois ou mais estiverem reunidos, lá eu estarei no meio deles" (Mt XVIII, 20). Encontrem pessoas com as quais vocês possam falar ou cuja fé vocês respeitam. Contem uns ao outros suas histórias, com frequência. Mantenham contato. Criem laços fortes. Estejam ali uns para o outros, especialmente com suas preces, quando as tentações e as tribulações vierem. Vir, as tentações e as tribulações virão certamente. Então, que vocês consigam aliados. É assim que as grandes vitórias são alcançadas. Isto é chamado Igreja"
(http://juventudecourage.blogspot.com/2010/07/crescimento-espiritual-e-emocional-nove.html)


     Em "A castidade é possível?", os autores do Coragem incentivam seus leitores, que sentem atrações pelo mesmo sexo, a "cultivar outras formas de amor: como o amor ágape (de doação de si), a amizade e o afeto"
(http://juventudecourage.blogspot.com/2010/04/castidade-e-possivel-parte-ii.html).


     Em "Seis áreas de crescimento pessoal", os autores do Coragem também dizem: "O companheirismo é necessário como meio de quebrar o hábito de estar só e de aprender a se abrir, ser honesto e fazer amizades com pessoas que compartilham nossos valores". (http://juventudecourage.blogspot.com/2011/01/seis-areas-de-crescimento-pessoal.html)


     No próprio artigo "Vivendo na verdade", os autores do Coragem deixam claro seu repúdio às atitudes discriminatórias, que deixam isoladas as pessoas com atrações pelo mesmo sexo:



"Algumas pessoas desprezam aqueles que têm dificuldades com a atração pelo mesmo sexo. A Igreja condena todas as manifestações desse tipo de atitude, como, por exemplo : piadas contra gays e lésbicas; ataques verbais e físicos; exclusão social; rejeição dos amigos ou membros da família; evitação do tema da homossexualidade; e assim por diante. Esse comportamento é sempre e muitíssimo errado. É o que a Igreja chama de 'pecado contra a caridade'. Pessoas com adversidades homossexuais enfrentam muitos desafios. Elas precisam de amor e de incentivo, e, não, de maus tratos".

     O artigo também incentiva os que são próximos a essas pessoas a lhes oferecer verdadeira amizade e apoio:



"Quando você ouvir expressões insultantes sobre pessoas que têm dificuldades com a homossexualidade, a Igreja diz: "Não fique calado!". Quando um amigo ou membro da família confidenciar com você que ele ou ela experenciam atrações homossexuais, este é o momento em que a sua amizade e resposta cristã realmente contam."

     Desse modo, o apostolado estimula que as pessoas com atrações pelo mesmo sexo se relacionem com outras pessoas, mas, não sexualmente com pessoas do mesmo sexo, sim por castas amizades e com todos. Relacionar-se pela amizade é condição de viver a castidade e é condição da jornada espiritual até Deus. A Santa Igreja e os santos também ensinam isso. Sobre a amizade e sua necessidade para a vivência da castidade diz Santo Afonso Maria de Ligório, em "Tratado da castidade":







"Descrevendo São Paulo a corrupção moral dos gentios, enumerava entre seus vícios a falta de sentimento e de susceptibilidade para a amizade. A amizade, segundo São Tomás, é mesmo uma virtude. A perfeição não proíbe se entretenham amizades, diz São Francisco de Sales; exige somente que sejam santas e edificantes, a saber, só devem ser mantidas aquelas uniões espirituais por meio das quais duas, três ou mais pessoas, comunicam entre si seus exercícios de devoção, seus desejos piedosos e sentimentos nobres, tornando-se como que um só coração e uma só alma para a glória de Deus e o bem espiritual próprio e alheio. Com toda a razão podem tais almas exclamar: 'Vede quão bom e suave é habitarem os irmãos em união' (Sl 132, 1). São Francisco diz mais que, em tal caso, o suave bálsamo da caridade destila de coração em coração por meio dessas mútuas comunicações, e bem pode-se dizer que Deus lança Sua benção sobre tais amizades, por toda a eternidade (Fil., III, c. 19). Tais amizades são recomendadas pela Escritura mesma, em termos eloqüentes: "Nada se pode comparar com o valor de um amigo fiel, e o valor do ouro e da prata não iguala a bondade de sua fidelidade" (Ecli 6, 16). 'Um amigo fiel é um remédio para a vida e a mortalidade, e os que temem o Senhor encontram um tal' (Idem). [...] Os que, vivendo no mundo, desejam dedicar-se à prática da virtude verdadeira e sólida, precisam, pelo contrário, de se unir aos outros por uma amizade santa e edificante, para poderem, por meio dela, se animar, se auxiliar e se estimular ao bem."

     Ademais, Nosso Senhor ensina que seus seguidores devem se amar uns aos outros. O amor é uma relação entre duas pessoas que se doam mutuamente, dispostas ao sacrifício pessoal pelo bem e pela salvação do outro. A Santa Igreja, como depositária da fé, ensina isso e ainda diz àqueles que sentem atrações pelo mesmo sexo:



"Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã." (Catecismo da Igreja Católica, [2359]. Grifo nosso)

     Desse modo, fica claro que ninguém, neste blog, no Apostolado Coragem ou na Igreja Católica, diz que as pessoas que sentem atrações pelo mesmo sexo devam ser sozinhas. Pelo contrário, devem viver em comunidade, cultivando amizades e amando os irmãos com toda diligência.


     Contudo, é preciso ainda considerar a situação singular de quem sente atração pelo mesmo sexo - e, talvez, seja este o seu incômodo, caro anônimo. Diferentemente daquele que sente atração pelo sexo oposto, que pode viver o celibato e pode casar-se, a pessoa que sente atração pelo mesmo sexo possui, segundo a lei de Deus, apenas uma via legítima de viver sua condição: o celibato. Isso é o que alguns chamam de "opção orientada". É uma opção porque, apesar de haver apenas uma via legítima, há ainda outras vias não legítimas, de modo que é preciso escolher vivê-la. É orientada porque aquele que deseja viver segundo a vontade de Deus, certamente a escolherá.


     É comum aborrecer-se com o constrangimento em que a situação nos coloca. Ou tudo, ou nada. Mas, na verdade, isso não se restringe à condição daquele que sente atração pelo mesmo sexo, mas, de uma forma ou de outra, permeia a vida de todo cristão, tal como testemunha São João da Cruz.


     Mas, como dissemos, a pessoa com atração pelo mesmo sexo não precisa ser solitária, nem ser infeliz. O amor da caridade é superior ao amor erótico e traz às nossas almas mais felicidade. Acaso, alguém testemunhou algum santo que, vivendo o celibato, não fosse feliz? Alguém testemunhou algum santo que trocaria a felicidade perene trazida pela caridade por um prazer instantâneo trazido pelo ato sexual? Na verdade, como diz Michael Voris em Vortex (http://www.youtube.com/watch?v=eurlWCmLvm4&feature=related), aquele que sente atração pelo mesmo sexo tem a chance de viver uma felicidade completa fazendo um bem muito maior na sua condição do que na condição de sentir atração pelo sexo oposto, pois pode associar seus sofrimentos muito mais intimamente aos sofrimentos de Jesus Cristo e, assim, nesta profunda intimidade com Deus, encontrar a paz e, ainda, alcançar a salvação de muitas almas. Como cristãos, nossa vocação é seguir os passos do Filho de Deus. Ele passou pelo Calvário e entregou-se na Cruz. Com Ele entregamos nossas vidas, submetendo-nos a esses sofrimentos que não compreendemos. Porém, com Ele também vivemos, na certeza da ressurreição e da participação da vida eterna no Paraíso. Como membros do Coragem, podemos dizer: não somos infelizes, mas somos realizados e felizes por viver a vontade de Deus.


     Por fim, é preciso dizer que o sexo tem em vista a união entre homem e mulher, e não entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a fé, porque o Senhor criou o homem e a mulher e lhes disse: "Sejam uma só carne" (Gn II, 22); e ainda "Multiplicai-vos" (Gn I, 28). Segundo a razão, porque é fato que o sexo é em vista da perpetuação da espécie, tal como podemos ver entre os animais. O ser humano como animal, não se reproduz assexuadamente (por brotamento ou por bipartição), mas, por natureza, se reproduz sexuadamente, numa relação entre homem e mulher. Isso acontece há mais de 10 mil anos, como dizem alguns. No caso específico do ser humano, o sexo não se limita à perpetuação da espécie, mas, também, visa à união dos esposos, constituindo a família. Por isso, a finalidade da procriação está associada à finalidade da união esponsal e isso de modo que uma não pode ser separada da outra, sob o risco de perder-se o real sentido do sexo.


     Por exemplo, a separação que você subentende entre sexo e procriação (indignando-se com o plano de Deus), é feita aberta e comumente hoje em dia e se estende também à união dos esposos. É cada vez mais comum que as pessoas apenas façam sexo (não desejam formar família, nem ter compromisso com o outro). Essa prática está as acostumando com a ideia de que o sexo visa apenas o "meu" prazer e de que o "outro" é apenas um objeto do "meu" prazer. Por causa dessa visão do sexo, estão aparecendo desde jovens promíscuos até aqueles com aversão ao sexo (autointitulados "assexuados"). Ambos com horror à procriação. Se essa mentalidade avançar, o que cuidará da perpetuação da nossa espécie? Provavelmente, os laboratórios e, de pouco em pouco, avança também a mentalidade da eugenia à la "Admirável mundo novo".



" Homossexuais tem uma "desordem objetiva" ???? Me diz uma coisa, então o casal hetero, que casa, tudo aos moldes da igreja, como manda o "figurino" e não pode ter filhos por diversos motivos, devem viver a castidade tbm? porque sexo é só pra procriar???"


     É preciso dizer que a expressão "desordem objetiva" não se refere aos homossexuais, enquanto pessoas, mas aos seus desejos sexuais (atrações ou inclinações eróticas). Isso porque, como visto, o sexo tem em vista a procriação e a união dos esposos. Assim, se os desejos sexuais levam o homem e a mulher a fazer sexo, um com o outro, em vista da procriação e da união dos esposos, então dizemos que seus desejos são ordenados, pois os dispõem a buscar os bens próprios do sexo. Mas, se os desejos sexuais levam o homem e a mulher a fazer sexo em vista doutras coisas (como, por exemplo, só sentir prazer ou violentar o outro), dizemos que seus desejos são desordenados, pois não os dispõem a buscar os bens próprios do sexo. Ademais, se a desordem de certos desejos sexuais por si só já exclui os bens próprios do sexo, dizemos que a desordem é objetiva.


     O desejo sexual por alguém do mesmo sexo leva o homem a fazer sexo com outro homem e leva a mulher a fazer sexo com outra mulher. É fato que esse tipo de sexo não gera outras vidas humanas e, na verdade, naturalmente não pode, pois isso requer os dois gametas (espermatozóide e óvulo) e um órgão próprio para a gestação, como o útero. Além disso, a união entre pessoas do mesmo sexo é uma união entre iguais. Porém, a união esponsal supõe complementariedade. Um completa o outro. Mas, aqueles que são iguais não se completam, pois o que um possui o outro também possui e o que falta a um também falta ao outro. Assim, a união entre pessoas do mesmo sexo não é uma união esponsal, nem pode sê-la. Logo, como o desejo sexual por alguém do mesmo sexo não leva à aquisição dos bens próprios do sexo, mas os exclui por si só, dizemos que ele é desordenado e que sua desordem é objetiva.


     Entendido isso, é preciso dizer que o casal (de homem e mulher) que é infértil pode fazer sexo, pois seus desejos sexuais não são objetivamente desordenados, mas estão ordenados à procriação e à união esponsal. Porém, fazendo sexo, alguma privação de ordem material no corpo (a infertilidade) impede que o bem da procriação seja alcançado, apesar desses homem e mulher alcançarem o bem da união esponsal - pois sua infertilidade não anula a diferença sexual de um e de outro (masculino e feminino) e, assim, existe complementariedade. Se eventualmente aquela privação for curada, o casal poderá alcançar pelo ato sexual o bem da procriação.  Diferentemente, a relação entre dois homens ou entre duas mulheres é por si mesma infértil. Mesmo que seus corpos estejam em plena saúde, mesmo não sofrendo de nenhuma debilidade ou privação, eles não poderão alcançar pelo sexo o bem da procriação, nem o bem da união esponsal. Logo, a comparação feita por você é inadequada e sua queixa não procede.


"Digo-lhes uma coisa... não sei exatamente o que sou mas não vem ao caso, só posso afirmar algo, Deus me ama, do meu jeito, e eu sei disso... eu sinto... e não existe ser humano (passivel de muitos e muitos erros) na face da terra que vai me dizer ao contrário... "


     Caro anônimo, você sabe o que é, pois você mesmo diz: alguém amado por Deus. Fazemos apenas o adendo: ser humano, criado à imagem e à semelhança de Deus, feito pela graça filho de Deus e herdeiro da vida eterna. Como visto anteriormente, "homossexual", "heterossexual", "bissexual", "pan-sexual", "assexual", et cetera, não são identidade de ninguém, mas são adjetivos usados pela ideologia marxista, que entende a sexualidade humana como uma construção social, e pelo ativismo gay, que defende a fundação de uma cultura e de uma comunidade gay.


     Além disso, é preciso esclarecer que ninguém deste blog, nem do Apostolado Coragem, nem da Santa Igreja, disse que você não é amado por Deus. Muito conhecida é aquela máxima: "Deus ama o pecador, mas não ama o pecado"; e ela é verdadeira. Mas, é preciso dizer que não é seguro você basear sua fé em sentimentos, pois eles mudam facilmente, dependendo das circunstâncias. Num momento, sente-se arder uma chama invisível em nosso interior, indicando amor. Noutro instante, sente-se escapar todas as forças, restando um profundo vazio indicando abandono. Essa mudança acontece por diversas razões, psicológicas e físicas, e por isso não são critério para saber se Deus nos ama. Ademais, sentimentos indicam o estado da nossa alma, não o amor de Deus por nós. Contudo, o amor de Deus por você e por todos nós pode ser conhecido pela inteligência e pela revelação divina.


     Quanto à via da inteligência, oferecemos, por hora, uma reflexão simples (que alguns podem encarar como infantil), mas que diz muito e, por isso, exige atenção e um verdadeiro desejo de conhecer (afinal, a liberdade e a inteligência do ser humano lhe expõem à situação delicada de, mesmo confrontando a verdade, poder rejeitá-la). A consideração da ordem do mundo sugere que isso possui um autor, pois a ordem é efeito da inteligência. Não fomos nós quem fizemos o mundo, logo deve haver alguém que o tenha feito. Chamamos o autor do mundo de Deus. Avançando  nossa consideração, concluímos que, como ser perfeito, Deus é dotado, também, de vontade.  Sendo dotado de vontade, Deus decide agir e sua vontade é livre. Sendo perfeito, Deus não precisa de nada além de si mesmo, por isso não precisava nos criar. Porém, nós estamos aqui e isso significa que Deus pensou em nós e, defrontado conosco, amou-nos tanto que Ele quis nos criar. É, por isso, que Pe. Cantalamessa (pregador da Casa Pontifícia) afirmou em uma de suas homilias: "O mundo é efeito de uma ação de amor. O amor de Deus é a causa do mundo". Ademais, como autor do mundo, Deus pode tanto criá-lo como destruí-lo. Diante de tantas ações más e cruéis do ser humano, que vacila constantemente na vivência da justiça e da verdade, Deus bem poderia destruir tudo e isso seria justo. Porém, Deus não faz isso. Na verdade, testemunhamos sempre um novo dia e um novo instante. Nesse sentido, é como se Deus dissesse às suas criaturas: "Eu confio em vocês. Sei que podem mudar e fazer melhor". Assim, a continuação da criação sugere também um grande amor de Deus por nós.   


     Para aprofundar o que dissemos, sugerimos a leitura dos textos filosóficos e teológicos de São Tomás de Aquino (Suma de teologia e Suma contra os gentios), de Chesterton (Ortodoxia, Hereges e O homem eterno) e de C. S. Lewis (Cristianismo puro e simples).


     Quanto à via da revelação, sabemos pela Tradição e pelas Sagradas Escrituras que Deus nos criou, que nos deu uma alma imortal e que nos destinou a viver no Céu, com Ele. Porém, sedemos à tentação do demônio, pecamos, fomos orgulhosos e egoístas, rejeitando fazer a vontade d'Aquele que é a Verdade, a Vida e o Amor. Como cometemos a mais grave ofensa contra aquele que é o mais santo, perdemos a vida da graça e cavamos um infinito abismo entre nós e Deus. De acordo com a justiça, só poderíamos voltar à comunhão com o Altíssimo, se nós oferecêssemos um sacrifício que equivalesse à ofensa feita. Mas, o que poderia a criatura pecadora oferecer de seu que equivalesse à gravidade da ofensa e à santidade de Deus? Aparentemente, o demônio havia conseguido nos tirar a herança, apartando-nos de Deus para sempre. Porém, o Senhor não desistiu de nós e preparou ao longo dos séculos uma reviravolta inimaginável, para testemunhar todo Seu amor a cada um de nós. Chegada a plenitude dos tempos, o Pai eterno enviou o Seu único Filho e Deus se fez carne. Nasceu Jesus, o Cristo, verdadeiro Deus e verdeiro homem. Ele levou a revelação à plenitude e, no fim, entregou-se na cruz em sacrifício. Ora, nós, pecadores, não tínhamos o que sacrificar de nosso que pudesse equivaler à gravidade da ofensa ou à santidade de Deus, mas um homem tinha: Jesus. Ele tinha a si mesmo, como santo e Deus. Desse modo, Aquele que foi ofendido fez-se homem e ofereceu-se a si mesmo em sacrifício para redimir toda a humanidade e esse homem era Deus, e Seu sacrifício santo pagou toda dívida humana e pelo Seu sangue fomos salvos. Este, caro anônimo, é a prova do amor de Deus por você. Ele te criou, Ele te salvou. Por isso, é verdade que não importa quem diga o contrário (e não o fazemos em nenhum momento), você é amado por Deus até o extremo da Cruz.


     Por fim, é preciso dizer que a verdade, para ser verdade, não depende daquele que a diz, mas da sua evidência. A evidência é apreendida pela razão, por meio do seu uso natural ou por meio da aceitação de algo revelado. Do primeiro modo, a evidência é apreendida da realidade, por meio dos sentidos e pelo uso da inteligência. Do segundo modo, a evidência é dita analogamente, no sentido de que o homem é convencido da verdade. Nesse caso, Deus revelou pelos profetas e pelo Seu Filho Unigênito as verdades da salvação. O ser humano que as aceita é convencido da verdade delas por causa da ação do Espírito Santo na alma. Desse modo, mesmo que um homem pratique injustiças, ele pode e deve defender que a justiça é um bem. Se não o fizer, além de injusto, é um mentiroso que ensina o erro. Nesse caso, a injustiça do homem não torna falso que a justiça é um bem (pois isso é evidente pela razão), porém prejudica a confiança que os outros têm nesse homem. Assim, mesmo que nós, do Juventude Coragem, sejamos pecadores e mesmo que, por um infortúnio, isso venha a prejudicar a confiança das pessoas em nós, isso não torna mentirosa a mensagem de Nosso Senhor e da Santa Igreja que transmitimos neste blog. O que transmitimos não é palavra nossa, mas é a Palavra de Deus revelada, que nos foi ensinada pela Igreja e que foi passada de geração em geração desde os Apóstolos. Nós cremos nessa Palavra, estamos convencidos da Sua verdade e, por isso, a anunciamos a você e a muitos outros.


"...e aqueles que são homossexuais, e tem um relacionamento saudável, com um parceiro fixo, mas tem caráter, pagão impostos, são pessoas boas, e do bem, fazem muito mais bem ao próximo do que muitos pseudos cristãos que eu vejo por ai, tbm tem o amor de Deus... e não será um mero humano pecador, seja padre, seja pastor, seja o que for... o papa! Que vai dizer o contrário... Não esqueçam... palavras claras... 'Não julgais para não seres julgado!' "


     É preciso dizer que, mesmo que os homossexuais (enquanto pessoas que agem segundo seus desejos sexuais) sejam de algum modo virtuosos, a virtude que praticam não torna bom o pecado que também praticam. Assim como a generosidade não torna boa a corrupção de um político, nem as práticas religiosas tornam bons o descaso e o egoísmo de certos cristãos, também as boas obras dos que vivem a homossexualidade não tornam bons os seus pecados contra a castidade.   Ademais, não importa se pecamos muito ou pouco, leve ou gravemente, o pecado é sempre mal, pois é contra Aquele que é a Verdade, a Vida e o Amor. Tendo isso em mente, assim como não há serventia em comparar dois copos de água suja (pois, ambos não servem para beber), assim também não há serventia em comparar  dois ou mais pecadores (pois ofendem a Deus, um de um jeito, outro de outro jeito). É verdade que Deus nos ama a todos (como visto anteriormente), porém Deus odeia o pecado, de tal modo que Nosso Senhor mesmo disse que, no Julgamento Final, Ele se dirigirá aos que persistiram no pecado com estas palavras: "Retira-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos" (Mt XXV, 41). 


     Ademais, é preciso dizer que as relações homossexuais não são saudáveis, porque não levam ao bem da pessoa, quanto ao corpo e quanto à alma. Sobre o bem do corpo, deixaremos que isso seja discutido pelos médicos, como os da NARTH (National Association of Therapy on Homosexuality : http://narth.com/main-issues/medical-issues/). Contudo, a Santa Igreja ensina que as relações homossexuais não levam ao bem da alma. O bem da alma é o estado de graça, que é conservado pela santidade e, assim, pela recusa do pecado. Porém, os atos homossexuais são pecados contra a castidade.


     A castidade é a virtude de dispor da sexualidade segundo a reta razão. Como visto anteriormente, pela razão conhecemos que os bens próprios do sexo são a procriação e a união esponsal. Pela fé, aceitamos que a procriação e a união esponsal foram elevadas por Nosso Senhor à condição de sacramento (o matrimônio), quando Ele diz "assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu" (Mt XIX, 6). Por isso, aquele que ainda não recebeu o sacramento do matrimônio, vive a castidade pela abstênção. Aquele que o recebeu, vive a castidade pela fidelidade ao esposo. Entendido isso, conclui-se que todo uso do sexo fora do matrimônio e sem ter em vista a procriação e a união esponsal é pecado. Os atos homossexuais estão fora do matrimônio e excluem, por si mesmos, os bens próprios do sexo. Logo, são pecados contra a castidade e não são bons para a alma. Deus manifestou claramente seu descontentamento com esses atos:
"Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável" (Lv XX, 13)
     Também manifestaram reprovação a esse comportamento os santos, como atesta artigo feito pelo blog Bíblia Católica : http://www.bibliacatolica.com.br/blog/doutrina-catolica/o-homossexualismo-na-visao-dos-padres-santos-e-doutores-da-igreja/.


     É preciso frisar que, em geral, os pecados contra a castidade (como masturbação, por exemplo), apesar de mortais (e, por isso, privam   totalmente as almas do estado de graça), não são os mais graves. Contudo, em particular, a relação homossexual é pecado gravíssimo, sendo um dos quatro pecados que bradam ao Céu, exigindo a punição divina (http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=B18D1CA2-2108-4624-8088BB89E4AF40F0&mes=Dezembro2003). Todavia, mesmo considerando isso, quem sente atração pelo mesmo sexo e deseja viver a castidade não deve se desesperar, nem duvidar da Divina Misericórdia. As atrações pelo mesmo sexo, por si só, não são pecado, porque não dependem da vontade humana. Assim, mesmo enfrentando intensas tentações e sofrimentos, a pessoa pode e deve lançar-se no oceano da Divina Misericórdia, clamando o socorro do Senhor (nosso amado, nosso consolo) e entregando-se à sua Santa Vontade. Santa Faustina é enfática sobre isso: "Quando uma alma ama sinceramente a Deus, não deve temer nada na sua vida espiritual. Submeta-se à influência da graça e não ponha limites à união com o Senhor". Ademais, deve-se ter claro que espiritualidade não se resume a se preocupar com sexo. É preciso não apenas ocupar-se em viver a castidade, mas também em viver as outras virtudes cristãs, das  pequenas até as grandes. 


     Além disso, é verdade que Nosso Senhor disse "Não julgueis e não sereis julgados" (Mt VII, 1), mas também é verdade que Ele disse "Não julgueis segundo a aparência, mas segundo a reta justiça" (Jo VII, 24) e, ainda, "do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos" (Mt VII, 2). Hoje em dia, é comum que entendam essas palavras como uma proibição absoluta do julgamento. Entendem, no limite, que, deixando de julgar, serão poupados do julgamento de Deus e, mesmo que pequem gravemente e obstinadamente, nada sofrerão, porque não julgaram os pecados seus e dos outros como ações más e reprováveis. Contudo, pensando assim, enganam-se, pois Nosso Senhor é claro quando diz: 


"Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.  Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.  Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo .... Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos ... E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna." (Mt XXV, 31-32).


     Desse modo, seremos julgados por nossos atos e, omitindo-nos em nos corrigir uns aos outros, também o seremos por nossas omissões. Com as palavras "Não julgueis e não sereis julgados" (Mt VII, 1), Nosso Senhor não nos proibiu julgar, isto é, distinguir o bem do mal e dizê-lo aos outros, mas proibiu o julgamento injusto e o julgamento presunçoso. Do primeiro modo, todos concordam que o julgamento, se feito, deve ser segundo a justiça.


     Do segundo modo, pode-se falar, ao menos, de dois modos. Do primeiro modo, como julgamento feito por alguém que se considera perfeito (ou próximo da perfeição) e superior aos outros - a quem considera imperfeitos. Este, enquanto pecador, erra no julgamento que faz sobre si mesmo, atribuindo a si virtudes que não possui e, ainda, peca contra a humildade, buscando exaltar-se sem mérito, quando deveria ouvir e recordar a Palavra do Senhor que diz: "Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado" (Mt XXIII, 12). Do segundo modo, como julgamento feito a respeito de algum assunto desconhecido, mas presumindo possuir conhecimento sobre ele. Quem julga assim errará certamente, pois a justiça exige a sabedoria, e ainda peca contra a humildade, presumindo poder julgar aquilo que ele mesmo não é capaz de julgar, como, por exemplo, o que está nos corações das pessoas e não é dito nem é manifestado por eles - na verdade, isto pode ser julgado apenas por Deus.


     Sobre o julgamento, ensina a Santa Igreja:




"No mais profundo da consciência, o homem descobre uma lei que não se deu a si mesmo, mas à qual deve obedecer e cuja voz ressoa, quando necessário, aos ouvidos do seu coração, chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal [...]. De facto, o homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus [...]. A consciência é o núcleo mais secreto e o sacrário do homem, no qual ele se encontra a sós com Deus, cuja voz ressoa na intimidade do seu ser" (Gaudium et Spes 16).


     Ela ainda ensina, no Catecismo, que:


1777. Presente no coração da pessoa, a consciência moral [Rm II, 14-16] leva-a, no momento oportuno, a fazer o bem e a evitar o mal. E também julga as opções concretas, aprovando as boas e denunciando as más [Rm I, 32]. Ela atesta a autoridade da verdade em relação ao Bem supremo, pelo qual a pessoa humana se sente atraída e cujos mandamentos acolhe. Quando presta atenção à consciência moral, o homem prudente pode ouvir Deus a falar-lhe. 
1778. A consciência moral é um juízo da razão, pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral dum acto concreto que vai praticar, que está prestes a executar ou que já realizou. Em tudo quanto diz e faz, o homem tem obrigação de seguir fielmente o que sabe ser justo e recto. E pelo juízo da sua consciência que o homem tem a percepção e reconhece as prescrições da lei divina




     Entendido isso, é preciso dizer que a Santa Igreja não erra por julgar como más e repreensíveis as ações contrárias à Palavra d'Aquele que é a Verdade, a Vida e o Amor. Tampouco erram os que julgam conforme a justiça e com humildade. Como visto anteriormente, mesmo um pecador pode e deve dizer a verdade, julgando conforme a justiça e denunciando o que é mau e repreensível para corrigir o que está errado e promover o bem.


     Todavia, é preciso dizer que você, caro anônimo, julgou e que julgou errado. Primeiro, você diz: "... não será um mero humano pecador, seja padre, seja pastor, seja o que for.... o papa! Que vai dizer o contrário" e, assim, sem ser direto, faz um juízo sobre os cristãos e, ainda, dá a entender que a Santa Igreja defende que Deus não ama as pessoas que sentem atrações pelo mesmo sexo. A respeito dos cristãos, é correto seu juízo: somos humanos e pecadores. Porém, como mostramos anteriormente, a Igreja não defende que Deus odeia os homossexuais, mas defende que Deus nos ama a todos e odeia o pecado. Você fez juízos (subentendidos numa expectativa de ação por parte da Igreja), um deles correto e o outro errado. A seguir, mostraremos outros juízos que você faz e apontaremos os erros que contiverem.



"Sabe o que eu acho uma pena... as igrejas em geral, acham(seus "fieis" ou ordenadores) que são melhores que os demais... ao invés de trazer as pessoas como elas são, sem julgamentos ou imposições pra dentro da igreja, afastam... Rotulam... e usam a biblia pra isso."





     Caro anônimo, não pretendemos responder por outras igrejas e seus membros. Nós, deste blog, pertencemos à única Igreja fundada por Nosso Senhor, que também é santa, católica, apostólica e romana. Porém, referindo-se ao que for, alertamos o anônimo para o risco de você fazer generalizações injustas. Por exemplo, você julga que "as igrejas, em geral, acham (seus 'fiéis' e ordenadores) que são melhores que os demais". Certamente, achar-se melhor do que os outros, sem ter mérito e por orgulho, é mau e repreensível. Porém, com base em que você diz que "as igrejas em geral" são assim? Seu juízo envolve muitos equívocos.


     Primeiro, presume conhecer o comportamento das igrejas em geral, quando há nominalmente centenas de igrejas. Para que sua presunção não seja avaliada como vaidade, você precisa apresentar provas. Sobre isso, desconhecemos qualquer tipo de senso ou de pesquisa de opinião que mostre que as igrejas em geral pensam como você diz. Tampouco, da Santa Igreja, conhecemos qualquer documento ou ensinamento que comprove seu juízo.


     Segundo, é lícito dizer que um homem é melhor do que outro, quando nos referimos à prática de certa virtude. Nesse sentido, dizemos que certa pessoa é mais generosa do que outra, mais corajosa, mais sábia, mais misericordiosa, e assim por diante. Como a virtude é melhor do que o vício, acabamos dizendo que os virtuosos são melhores do que os persistentes no vício. Você mesmo, caro anônimo, faz esse tipo de juízo quando diz: " aqueles que são homossexuais, e tem um relacionamento saudável, com um parceiro fixo, mas tem caráter, pagão impostos, são pessoas boas, e do bem, fazem muito mais bem ao próximo do que muitos pseudos cristãos que eu vejo por ai, tbm tem o amor de Deus". Contudo, não é possível dizer que um homem é melhor do que outro quanto à toda virtude, pois todos (com excessão de Maria e de Jesus) nasceram no pecado e pecaram durante a vida; nem quanto à essência, porque todos partilham da mesma essência humana. Particularmente, Nosso Senhor é melhor do que nós tanto em relação à virtude (pois é Santíssimo sem qualquer mancha do pecado), quanto em relação à essência (pois é homem e Deus). Entendido isso, se alguém disser que o homem honesto é melhor do que o homem corrupto quanto a esta virtude, seu juízo estará correto, pois a honestidade é melhor do que a corrupção. Assim também, se alguém disser que os que vivem a castidade são melhores quanto à esta virtude do que os praticantes de atos homossexuais, seu juízo estará correto, já que a castidade é melhor do que o vício da sodomia. Porém, se disser que são melhores quanto a toda virtude, ou quanto à essência, seu juízo estará errado, pois todos são pecadores (de um jeito ou de outro) e todos partilham a mesma essência humana.


     Terceiro, não é necessário que, mostrando o erro dos outros, nos julguemos melhores do que eles quanto à toda virtude, nem quanto à essência. Arriscaríamos  dizer: nem quanto à certa virtude. É possível? Sim, é possível. Como visto anteriormente, Nosso Senhor repreendeu homens que presumiam ser perfeitos e conhecedores de tudo, enquanto julgavam os outros injustamente e sem misericórdia. Porém, também foi visto que é possível e é dever separar o que é bom do que é mau, agindo segundo o bem, recusando o mal, julgando conforme a justiça. Desse modo, é possível que, mostrando o erro dos outros, queiramos seu bem, para que também eles façam o que é bom e deixem de fazer o que é mau.


     Caro anônimo, é realmente lamentável a presunção dos homens, não só daqueles que abraçaram a fé no Cristo, mas também daqueles que, por várias razões, ainda caminham desorientados pelo mundo. Porém, não lamente as palavras de correção proferidas pela Santa Mãe Igreja e conforme a justiça. Na verdade, lamentável é a omissão deste mundo que abandona milhões de pessoas à morte, fazendo silêncio sobre as injustiças e promovendo apenas o que escraviza o corpo e a alma dos homens.


     Porventura, sabendo que alguém age mal e repreensivelmente, ofendendo a Deus e aos outros, lhe faremos bem se ficarmos quietos, deixando-o persistir nas mesmas ações más e repreensíveis? Vendo-o escorregar para o abismo, deixaremos que pereça? Ademais, se cremos que Jesus é Senhor e Deus e que é verdadeira Sua palavra, deixaremos de anunciá-los aos que ainda não crêem? Descobrindo um grande tesouro, abandonaremos os outros na miséria? Se essas perguntas ecoarem na sua consciência, entenderá que não convém "trazer as pessoas como elas são, sem julgamentos ou imposições para dentro da igreja" se isto significar fazer vista grossa para suas faltas, sem nunca tocar no assunto. Contudo, se isto significar acolher as pessoas, sabendo que são pecadoras e que eventualmente pecarão, mas que abraçaram a fé, desejosas de se aproximar cada vez mais da perfeição cristã, então convém trazer as pessoas como elas são para dentro da igreja.


     Mas, isso não é novidade. Apesar de possíveis atos de injusta discriminação de alguns cristãos, a Santa Igreja (sustentada pela graça de Deus) nunca fechou suas portas para ninguém. Uma evidência disso são os santos. Na história da Igreja, houve santos pobres e ricos, analfabetos e letrados, camponeses, guerreiros, sacerdotes, religiosos, magistrados, reis, homens, mulheres, casados, solteiros e celibatários, crianças, jovens, adultos e idosos, mártires, enclausurados e missionários, das mais variadas etnias, culturas, línguas e nações. Porque a Igreja é católica, ou seja "universal", Ela não rotula nem discrimina ninguém, mas, como depositária da fé, não deixa de chamar o que é bom de bom e o que é mau de mau. Ela acolhe o pecador, mas lutará até o fim para que ele abandone o pecado e viva a santidade.


     Por fim, julgue por si mesmo, depois de tudo o que foi dito até aqui, se usamos apenas a Bíblia e se apenas rotulamos. Por hora, apenas você rotula o cristão de "mero pecador humano", como se isso fosse depreciativo. Esta é a condição de todos, humanos e pecadores. Como diz Chesterton, em Ortodoxia, enquanto humanos, somos as criaturas mais privilegiadas, agraciados com um espírito imortal e eleitos para vida eterna, porém, enquanto pecadores, somos os seres mais baixos e culpados por recusar a grandeza à qual fomos destinados.





"Quero ver a igreja botar um mendigo que está sentado na sua calçada pra dentro... Ahhh isso não fazem né? Depois infelizmente as pessoas acabam se afastando de Deus, e mais ainda são criticadas, acabam se tornando ateus, e ai fica aquela guerra..."





     Caro anônimo, sua queixa e sua acusação são injustas. Perguntamos: qual foi a última vez que você visitou a Igreja e buscou conhecer a realidade dela e os trabalhos feitos ali pelos fiéis? Essa pergunta não é sem propósito. Busque saber, pois, se for como disse, essa deve ser a realidade lamentável da igreja que você frequenta ou imagina em sua mente com base nos seus preconceitos, mas essa não é a realidade da nossa Igreja. Em cada paróquia, é dificílimo não existir pastorais e, dentre elas, pastorais dedicadas aos pobres, aos dependentes químicos e às pessoas que mais precisam de ajuda. Há ainda centenas de trabalhos por todo o Brasil financiados e promovidos por católicos, como a assistência feita pela Pastoral da criança [https://www.pastoraldacrianca.org.br/], pela Sociedade São Vicente de Paulo (os vicentinos) [http://ssvpbrasil.org.br/], pela Casa Betânea (da Canção Nova) [http://www.bethania.com.br/inicio], pelos franciscanos, pela Toca de Assis [http://www.tocadeassis.org.br/], pelas capelanias presentes em hospitais (para confortar os doentes na dor), pelos missionários salesianos (indo às comunidades mais isoladas e pobres), et cetera. Há ainda outras tantos financiados e promovidos por protestantes e evangélicos, e centenas de outras obras de caridade feitas por cristãos em silêncio, longe dos holofotes da mídia.


     Você se queixa injustamente que a Igreja não leva os mendigos para dentro dela. Ora, se conhecesse São Francisco de Assis e Santo Antônio de Pádua, que deixaram frutos até hoje, saberia que eles viveram a extrema pobreza, porque a escolheram, e foram aos mais pobres, levando-os à Santa Igreja e para Deus. Eles ainda davam o que tinham para suprir a fome dos outros. Se conhecesse São Francisco de Sales e São João Bosco, saberia que este último nos legou um trabalho sem comparação com as crianças pobres e marginalizadas, fundando a ordem dos salesianos. Se conhecesse a Beata Madre Teresa de Calcutá, saberia do seu trabalho e das pequenas irmãs para cuidar dos mais pobres, valendo-se apenas da Divina Providência. Se conhecesse Santo Padre Pio, saberia que ele fundou um hospital, mesmo sendo um frade franciscano, sem posses suas, e o construiu para poder consolar os doentes na dor, e que este hospital é hoje referência na Europa. Se conhecesse Santa Catarina de Sena, saberia que ela ia até às prisões, catequisar e consolar os presos e condenados, e chegava a beijar-lhes a cabeça em sinal de amor. Se conhecesse as obras da Santa Igreja, saberia que Ela é a maior responsável por manter hospitais para tratar de pessoas contaminadas pela AIDS (independentemente da maneira como essas pessoas pegaram a doença). Se conhecesse o Santo Padre Bento XVI, saberia que ele doou grande soma de dinheiro para socorrer as vítimas dos terremotos no Haiti e no Japão. Se conhecesse os santos da Igreja, se conhecesse os cristãos, se conhecesse as obras, talvez você não faria um juízo tão errado e presunçoso como o que você fez. Mas a Igreja vai apenas aos mendigos e aos pobres? Não, ela também vai às prostitutas, aos pedófilos, aos estupradores, aos depravados, aos drogados, aos ladrões, aos corruptos, aos mentirosos, aos assassinos, aos adúlteros... enfim, ela vai aos pecadores e aos mais necessitados e a todos esses ela diz: "Convertei-vos a Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo! Abandonem o pecado e abracem a herança que Deus vos preparou desde a eternidade!".


     Resta, por fim, a pergunta: e você, caro anônimo, o que fará agora? 




"Enfim. (Quero só ver se esse comentario vai ser autorizado, ou se só os comentários a favor serão aceitos... se não aceitar, saiba que você que está lendo esse comentário e vai negar, é um hipócrita.) Abraço."


     Como você pode notar, o comentário foi publicado. Também foi longamente comentado por nós. Cremos que a Providência Divina permitiu que você nos escrevesse, pois você conseguiu em um comentário reunir vários temas e dúvidas que comumente geram confusões e indignação nas pessoas, quando buscam saber sobre o ensinamento da Santa Igreja sobre a homossexualidade. Agradecemos publicamente a Deus por nos confiar esta tarefa. Agradecemos à Santíssima Virgem por ter rezado e cuidado de nós. Agradecemos aos anjos e aos santos por seu cuidado e intercessão durante a realização deste comentário. Agradecemos a você, anônimo, por ter nos escrito. Esperamos que tenha sido de ajuda. Esperamos tê-lo exortado e corrigido. Por fim, esperamos ter conquistado um irmão ou uma irmã de caminhada. Nossa jornada não é fácil. Ela é dura. Temos que enfrentar incompreensão das pessoas no dia-a-dia, daqueles que estão na Igreja e daqueles que estão fora dela. Mas, viver por Jesus é tudo para nós. Ele nos salvou do abismo em que estávamos caindo. Deixe que Ele salve você também. 


Juventude Coragem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

9 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA FRATERNIDADE JESUS SALVADOR Leitor: Ó Senhora de Pentecostes, a quem foi confiado o patrocínio da Fraternidade Jesus Salvador, fazei com que esta Obra, suscitada por Deus na sua Igreja, seja fiel ao espírito de seu fundador, às sua intenções evangélicas, e ao exemplo de sua santidade. E constantemente atenta aos sinais dos tempos, deseje que se perpetue, através dela em sua existência, o derramamento do Espírito Santo, como um Novo Pentecostes. Que no coração da Igreja, Esposa de Cristo, sejamos a pura expressão do contínuo culto de louvor e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, por meio de nossa consagração, possamos produzir frutos de santidade na humanidade. Que todos nós, servos e servas de Javé Salvador, fiéis a nossa verdadeira e ún

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós que recorremos a vós!

Nossa Senhora de Pentecostes,                         rogai por nós que recorremos a vós! “Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus"                                                                                 (At 1, 14) Nossa Senhora de Pentecostes é a Padroeira da Fraternidade Jesus Salvador. Nosso Pai Fundador quando encomendou o ícone que a representaria quis que sua representação fosse no Cenáculo, mas diferentemente de Nossa Senhora do Cenáculo que está sentada no meio dos apóstolos, em nossa representação ela está em pé, como assunta. Maria preside o Pentecostes, como figura maior da Igreja, ela está no meio dos apóstolos e evangelistas como aquela que serve, e seu serviço é estar junto como os temerosos que ainda não compreendem a ressurreição do Senhor Jesus. Como assunta, ela já vive como cidadã do céu. Ela é nosso modelo porque reza clamando o Espírito para viver sua vida como um Louvor de Deus, e viver a vida como

(NOVENA) Nossa Senhora de Pentecostes

1 o . Dia Antífona -  Todos: Á vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas suplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Intenção: PELA IGREJA Leitor: Ò Mãe de Pentecostes, que agora em corpo e alma habitais na glória e reinais juntamente com vosso Filho, nos alcanceis dele que sem interrupção corram os caudais da graça da excelsa cabeça para todos os membros do corpo místico, e assim hoje, como nos tempos passados, proteja a Igreja com vosso poderoso patrocínio e obtenha finalmente a ela e a toda a humana sociedade tempos mais tranqüilos. Amém. OREMOS Cel: Senhor Nosso Deus que cumulastes com os dons do Espírito Santo a Santíssima Virgem que com os Apóstolos estava em oração, concedei, por sua intercessão, sejamos também cumulados com o mesmo Espírito, perseverantes na oração em intima concórdia e ofereçamos aos irmãos o bom anuncio da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cris